5 atores que ganharam o Oscar mas pelo filme errado
Por Paulinha Alves |

Ainda que a história do Oscar esteja repleta de momentos em que o público torcia pelo vencedor escolhido pela Academia, há vários casos de atores que ganharam a estatueta não exatamente por seu papel mais memorável ou por aquela que é considerada sua atuação mais marcante.
- 5 atores que ganharam o Oscar por interpretar pessoas reais
- 8 filmes com mais indicações ao Oscar – sem nenhuma vitória
Artistas como Leonardo DiCaprio e Morgan Freeman, por exemplo, ganharam em edições consideradas por muitos tardias, como uma tentativa da Academia de corrigir a injustiça de já não terem faturado a estatueta.
Da mesma forma, nomes como o de Kate Winslet também despontam nessa “categoria”, já que para muitos, devido à forte concorrência, a atriz ganhou, mas não pelo ano em que teve sua melhor performance.
Atores que ganharam o Oscar pelo filme errado
Para conhecer melhor esses e outros artistas na mesma posição, o Canaltech montou uma lista de cinco atores e atrizes que venceram, mas, segundo o público, deveriam ter levado o Oscar em outra edição. Confira e veja se concorda com as mudanças.
Alicia Vikander
Atriz sueca, Alicia Vikander foi reconhecida pela Academia em 2016 quando ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em A Garota Dinamarquesa. Na trama, Vikander faz a esposa de Lili (Eddie Redmayne), um artista que se descobre mulher e passa por uma cirurgia de redesignação sexual.
Apesar do excelente trabalho, para muitos o Oscar da atriz deveria ter sido entrege naquela ano só que por outro filme: o thriller de ficção científica Ex-Machina: Instinto Artificial. Uma produção de Alex Garland, o título traz Alicia na pele de uma andróide com IA, mas não chegou a ser indicado para Melhor Atriz Coadjuvante até mesmo porque a categoria não permite que uma pessoa dispute consigo mesma.
Kate Winslet
Outra artista bastante lembrada nesse quesito é Kate Winslet, que venceu o Oscar de Melhor Atriz em 2009 por O Leitor. Para muitos, no entanto, a intérprete deveria ter vencido a categoria em 2005 por Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, ano em que a também brilhante Hilary Swank levou a estatueta por Menina de Ouro.
Em O Leitor, Winslet dá vida a Hanna Schmitz, uma mulher acusada de ter trabalhado para a SS durante a Segunda Guerra Mundial, que tem um caso com um garoto mais jovem. Já em Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, a atriz faz o papel de Clementine, uma mulher que recorre a um procedimento médico para apagar as memórias de seu antigo relacionamento.
Morgan Freeman
Embora Morgan Freeman seja uma das grandes lendas vivas de Hollywood, o ator ganhou o Oscar apenas uma vez na categoria de Melhor Ator Coadjuvante por Menina de Ouro.
Ainda que tenha uma ótima atuação no filme, parte da audiência acredita que o prêmio foi dado ao astro como reparação por perder a estatueta de Melhor Ator em 1995 por Um Sonho de Liberdade.
Na trama baseada em um livro de Stephen King, Freeman dá vida a Red, um detento contrabandista condenado à prisão perpétua, que torna-se melhor amigo do banqueiro Andy. O artista chegou a ser indicado por sua atuação (Um Sonho de Liberdade recebeu sete nomeações ao Oscar), mas Freeman perdeu para Tom Hanks por Forrest Gump - O Contador de Histórias.
Leonardo Dicaprio
Uma das figuras mais populares dessa lista, Leonardo DiCaprio já foi indicado seis vezes ao Oscar, mas levou o prêmio de Melhor Ator para casa apenas em 2016 por O Regresso.
Embora tenha passado anos batendo “na trave” até conseguir a estatueta – o que virou até piada na indústria –, muitos acreditam que a condecoração chegou dois anos atrasada, já que ele deveria ter ganhado em 2014 pelo filme O Lobo de Wall Street.
Enquanto em O Regresso, DiCaprio dá vida a um caçador abandonado praticamente moribundo na floresta, que sobrevive em busca de vingança, em O Lobo de Wall Street o ator encarna um ambicioso corretor da bolsa de valores, que enrique ilegalmente, criando um império de excessos.
Reese Witherspoon
Com muitos trabalhos em frente e atrás das câmeras, Reese Witherspoon também já faturou seu Oscar de Melhor Atriz em 2006, quando protagonizou o filme Johnny & June.
Apesar de ter uma aclamada atuação como a cantora e compositora June Carter, há quem discorde da premiação, acreditando que a cantora fez um trabalho melhor e mais maduro em 2014, quando protagonizou o filme Livre, baseado no livro de memórias de Cheryl Strayed.
Na pele de uma recém-divorciada, que busca se livrar do vício em sexo e heroína em uma jornada pelo deserto de Monjave, no sul da Califórnia, a atriz chegou a ser indicada à estatueta, mas perdeu para Juliane Moore de Para Sempre Alice.
Leia também: