10 filmes de super-heróis que conquistaram fãs fiéis, mas caíram no esquecimento
Por Diego Corumba | •

O universo de filmes de super-heróis vai além de Marvel e DC, com diversas histórias sendo contadas através de personagens carismáticos e trazendo milhões de fãs para as obras. No entanto, algumas delas acabaram sendo esquecidas com o passar do tempo e hoje seguem viva apenas no coração de alguns.
- 5 filmes de comédia romântica que envelheceram mal
- 6 filmes sobre passagem à maioridade que marcaram cada geração
Relembrando diversas produções que marcaram a história, mas que caíram no limbo, nós do Canaltech relembramos as maiores delas nesta lista baseada no conteúdo do Screen Rant. A regra é clara: se ao menos há um ou alguns fãs dela até os dias atuais, já está elegível e pode aparecer no ranking.
É importante relembrar que, entre os anos 1990 e 2000, grande parte deles era bem obscuro e alguns nem no cinema estreavam: com a popularidade do gênero realmente causando impactos a partir do primeiro longa-metragem dos X-Men (2000). Então se prepare para algumas histórias que seguem escondidas nas memórias de muitos.
10. Besouro Verde (2011)
Adaptação da antiga série dos anos 1960, Besouro Verde (2011) leva com humor vários clichês dentro do universo das HQs e dos super-heróis. Um ricaço decide combater o crime ao lado de seu fiel ajudante, mas ele mal sabe lutar ou executar ações que realmente ajudem as pessoas — o que acaba sobrando para o seu escudeiro, que tem treinamento e salva o dia, mas não leva os créditos.
Ainda que tivesse um elenco invejável, com Seth Rogen, Jay Chou, Cameron Diaz e outros grandes nomes, ele não conquistou o público e sua popularidade segue muito baixa até os dias atuais. Nem mesmo todos que se lembram de ter assistido gostaram da experiência, o que reduziu sua base de fãs fiéis a poucos membros (mas que continuam vocais).
9. Os Perdedores (2010)
Caso não saiba, o filme Os Perdedores (2010) faz parte das propriedades intelectuais da DC Comics, apesar de não integrar o seu grande panteão de super-heróis ou seu universo compartilhado. Mesmo assim, isso foi o suficiente para atrair nomes como Jeffrey Dean Morgan, Chris Evans (que estrelaria Capitão América: O Primeiro Vingador no ano seguinte), Zoe Saldana e Idris Elba.
Ainda que o longa tenha uma base de fãs um pouco maior do que o Besouro Verde, por exemplo, ele apresenta o mesmo problema: uma história clichê e que não inspira tanto quanto as suas contrapartes da Marvel e da própria DC. Ou seja, sem nada que o destaque, acabou no esquecimento de grande parte do público.
8. Rocketeer (1991)
Dirigido por Joe Johnston, Rocketeer (1991) mostra um jovem piloto sendo atingido em um confronto entre o FBI e a máfia, quando acaba encontrando um traje que funciona como um propulsor a jato. Um dos grandes destaques é sua ambientação, que ocorre por completo durante os anos 1930, em Los Angeles.
Mesmo recebendo diversas críticas positivas, a história acabou caindo no esquecimento ao longo dos anos. Uma franquia de longas estava planejada, mas o desempenho de sua bilheteria desencorajou o estúdio a manter o projeto de suas sequências, engavetando o projeto para todo o sempre.
7. Darkman: Vingança sem rosto (1990)
Liam Neeson estrela Darkman: Vingança sem rosto (1990), com a direção de Sam Raimi (mais de uma década antes de Homem-Aranha e muito tempo atrás de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura), interpretando um cientista que acaba queimando seu rosto em um projeto secreto e deseja usar suas habilidades para se vingar.
Não espere ver uma clássica história de herói, com Raimi botando as suas mangas de fora e trazendo na verdade uma verdadeira narrativa de terror. Apesar de ter conquistado a crítica e as bilheterias, o gênero não permitiu que sequências ou uma expansão de seu universo fossem discutidas.
6. O Homem-Coisa (2005)
Em 2005, antes de Homem de Ferro abrir as portas do Universo Cinematográfico Marvel (MCU) com os dois pés, a Marvel decidiu adaptar a história do Homem-Coisa nos cinemas. Ainda que sua história antes do MCU reserve acertos e erros, esse aqui não figura entre nenhum deles e caiu em um verdadeiro esquecimento.
Vamos ser honestos, o filme do Homem-Coisa é ruim. O personagem do título mal aparece, tampouco carrega consigo as suas maiores habilidades das HQs — que é ser um guardião do nexus, algo extremamente importante quando discutimos o conceito de multiverso e de horrores cósmicos. Enfim, ainda que tenha um ou outro fã por aí, ele é esquecível e dificilmente será lembrado com carinho.
5. Super (2010)
Enquanto víamos sucessos como Kick-Ass ganhando o mundo, James Gunn tentou a sorte com seu filme Poder (2010). Com um roteiro original, vemos os personagens de Rainn Wilson e Elliot Page lutando contra o crime para vingar a suposta morte de sua esposa. O elenco também conta com Liv Tyler e Kevin Bacon, o que é louvável.
Ainda que Gunn tenha conquistado o sucesso com Os Guardiões da Galáxia e esteja com suas mãos sobre Superman, Poder não teve a mesma sorte destes dois: o excesso de violência, o humor ácido e uma distribuição precária nos cinemas levou esse longa-metragem para a obscuridade e ele acabou sendo esquecido com o passar dos anos.
4. Sky High (2005)
Com X-Men e Homem-Aranha fazendo um grande sucesso no início dos anos 2000, a Disney decidiu se arriscar e trouxe seus próprios super-heróis em 2005 com Sky High. Porém, como todo bom material Disney, voltado para os jovens e totalmente amigável para os pequenos que acompanhavam seus longas-metragens.
Porém, nem isso conseguiu estragar o lançamento de Sky High. Muitos se lembram de Kurt Russell, Bruce Campbell e Mary Elizabeth Winstead no longa-metragem, além de trazer muito do universo heróico com cores e todos os principais clichês do gênero. No entanto, o filme não conseguiu muita atenção e seu projeto de crescer foi engavetado em definitivo.
3. Heróis Muito Loucos (1999)
Em 1999 o mundo viu a chegada de Heróis Muito Loucos, um filme que estrelava Ben Stiller, Hank Azaria, Geoffrey Rush e vários outros nomes da comédia para trazer uma história bem-humorada sobre os super-heróis. O que muitos não sabem é que a sátira é baseada em uma HQ, que também é desconhecida entre o público geral.
A ideia do longa-metragem não é trazer um grande sucesso ou uma trama envolvente, mas sim divertir o público com algo inspirado nos diversos super-heróis que acompanham nas histórias em quadrinhos. Isso impediu a obra de atingir o sucesso e conquistar uma legião de fãs, mas muitos que assistiram se lembram com carinho desta aventura “bizarra”.
2. O Sombra (1994)
Alec Baldwin estrelou O Sombra (1994), como um ricaço que se veste como vigilante quando anoitece e enfrenta o crime organizado em plena década de 1930. Além do aclamado ator, também estão presentes na produção nomes como Ian McKellen, Peter Boyle, Penelope Ann Miller e Tim Curry.
A produção não caiu no gosto do público e da crítica, caindo no esquecimento pouquíssimo tempo depois — se tornando difícil encontrá-lo, até mesmo em locadoras. Provando que nem sempre a fórmula de super-heróis como Batman, Arqueiro Verde e Homem de Ferro não levam a lugar nenhum, temos aqui outro que virou obscuro em pouquíssimo tempo.
1. Heróis (2009)
Temos Chris Evans de novo, agora em Heróis (2009). Ao lado de Dakota Fanning e Djimon Hounsou, vemos a história de uma sociedade que vê o surgimento de poderes em parte da população. Em pouco tempo, se formam comunidades de telepatas, precognitivos e outras que passam a agir conforme suas próprias vontades e peculiaridades.
No entanto, ele nem sequer sentiu o gosto do sucesso, já que as críticas negativas (principalmente depois do “boom” do Homem de Ferro) derrubaram a sua reputação e ele ficou esquecido em meio ao surgimento do MCU, do Universo Estendido DC (DCEU) e outras produções.
Filmes de super-heróis aos montes
Ainda que muitos sigam na memória de muitos, como é o caso de Jumper, Kick-Ass, Libélula e vários outros, esta lista trouxe obras que provavelmente você não se lembraria se não visse o seu nome por aqui — ou até mesmo nem ver o nome fez acender aquela memória de ter assistido a alguns deles.
Entre os principais filmes de super-heróis que conquistaram fãs fiéis, mas caíram no esquecimento, temos:
- Heróis
- O Sombra
- Heróis Muito Loucos
- Sky High
- Super
- O Homem-Coisa
- Darkman: Vingança sem rosto
- Rocketeer
- Os Perdedores
- Besouro Verde
Leia também no Canaltech: