Publicidade

Você sabe o que é poti-poti, da música infantil da borboletinha?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 01 de Setembro de 2022 às 19h35

Link copiado!

Хомелк/CC-BY-S.A-3.0
Хомелк/CC-BY-S.A-3.0

Parte integrante do folclore infantil brasileiro, a música da borboleta cozinheira não tem origem certa, e sua letra também contém algum mistério. Um deles, no entanto, parece ter sido solucionado: buscando o significado de uma das palavras, a internauta Daniela Mendes Martins descobriu que poti-poti faz referência, na verdade, a um camarão.

O termo vem da língua tupi-guarani. Segundo o dicionário da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o termo é sinônimo do artrópode marinho em português, o que é corroborado por outras literaturas, como o Vocabulário Tupi-Português de Lemos Barbosa e o Dicionário Tupi (antigo) - Português de Moacyr Ribeiro de Carvalho.

Continua após a publicidade

Poti-poti: analogias e camarões

Se a palavra parece familiar, é porque ela também está no gentílico de um dos estados brasileiros. Os nascidos no Rio Grande do Norte recebem a denominação "potiguar", que deriva do tupi-guarani "potï'war", significando "comedores de camarão". Isso advém da abundância do animal na costa do estado e a predileção dos indígenas nativos por esse alimento.

Para efeitos de contextualização, relembremos da letra da música:

Continua após a publicidade
Borboletinha / Tá na cozinha / Fazendo chocolate / Para a madrinha / Poti-poti / Perna de pau / Olho de vidro / E nariz de pica-pau / Pau-pau

A descoberta etimológica ajuda a desvendar outros mistérios da canção popular, mais especificamente, as analogias que se seguem à referência animal: observando um camarão, a "perna-de-pau", o "olho de vidro" e o "nariz de pica-pau" parecem referências claras à aparência do artrópode, embora algumas pessoas escolham interpretar os elementos como ingredientes do chocolate.

Fonte: Com informações de: UOL