Traje espacial que poderá ser usado em Marte é apresentado

Por Redação | 16 de Novembro de 2016 às 13h08

A empresa holandesa Mars One tem o ambicioso projeto de levar pessoas para colonizarem Marte já na próxima década. Como parte dos seus planos, a empresa divulgou um estudo que detalha como será o possível traje usado pelos exploradores do planeta vermelho.

A roupa espacial seria pressurizada, com um capacete transparente resistente ao impacto, e um sistema modular que permitiria a troca de partes individuais do traje. Impressoras 3D ajudariam os colonos a criar e substituir peças defeituosas da roupa em solo marciano. A previsão é que os astronautas demorem 30 minutos para vestir todo o traje sem ajuda, e 10 minutos com a assistência de algum colega.

O traje especial pode ser usado por até oito horas sem a necessidade de se conectar a outros sistemas, bem como oferecer pelo menos 45 minutos de suporte de emergência para manter os colonos vivos. A recarga do sistema não deve demorar mais do que quatro horas. O "uniforme" oferece ainda resistência à temperaturas entre -128ºC e 77ºC, bem como proteção contra radiação solar e poeira.

Esquema do sistema de controle de temperatura, pressão e revitalização o ar (Imagem: Mars One)

A Paragon Space Development Corporation, contratada em 2013 para ajudar no projeto da Mars One, foi a responsável por realizar o estudo. De acordo com Barry Finger, engenheiro-chefe da Paragon, o design do traje "faz máximo uso dos recursos locais de Marte para proporcionar um ambiente seguro e confortável para os membros da tripulação".

O projeto Mars One foi lançado em 2012 com a finalidade de criar uma colônia humana em Marte e é parcialmente patrocinado por um reality show. Como era de se esperar, muitas críticas rondam a ideia, com especialistas questionando "detalhes" como a escala de tempo do projeto, sua viabilidade técnica, financeira e ética. A próxima etapa do cronograma da viagem só de ida da Mars One para o planeta vermelho está agendada para 2020, quando a primeira missão sairá da Terra. Já em 2026, os humanos embarcarão para esta aventura sem precedentes.

Via Mars One

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.