Publicidade

Tiranossauro Rex encontrado no Canadá pode ser o maior já visto

Por| 28 de Março de 2019 às 16h59

Link copiado!

Universal
Universal

Aquele dinossauro que você ama e respeita pode ter um tamanho ainda maior do que aquele que imaginávamos ou vimos em Jurassic Park. Uma pesquisa conduzida por palentontólogos da Universidade de Alberta, no Canadá, analisou o esqueleto de "Scotty", um Tiranossauro Rex de 66 milhões de anos encontrado no país em 1991. Graças a análises do crânio e quadril, eles descobriram que esse exemplar pode ter pesado 8.800kgs. Para trazermos ao mundo de hoje, seria o peso de um elefante africano, o maior animal terrestre do nosso planeta.

"Este é o rex dos rexes", disse Scott Persons, principal autor do novo estudo, em um comunicado. O esqueleto foi descoberto na província canadense de Saskatchewan envolto em arenito. Foram necessários 10 anos de trabalhos de escavação para retirar o fóssil e agora os cientistas finalmente conseguiram juntar uma imagem de Scotty como ele teria sido 66 milhões de anos atrás.

Os resultados foram publicados na revista The Anatomical Record em 21 de março. A equipe de pesquisa descreve Scotty como "excepcionalmente grande" e "robusto", o que na verdade significa que ele era uma unidade absoluta.

Continua após a publicidade

O que torna Scotty ainda mais único é o fato de que ele é o mais antigo esqueleto de T. rex descoberto e provavelmente estava com 30 e poucos anos quando morreu - o que é bastante para os terópodes, porque, até onde sabemos, eles viviam entre 20 e 30 anos. Ao estudar um dos principais ossos das pernas, a equipe de pesquisa pôde determinar que Scotty era um T. rex maduro, com marcas de muitas brigas.

Scotty toma a coroa de maior T.Rex já descoberto de "Sue", um esqueleto maravilhosamente preservado descoberto na Dakota do Sul, em 1990. O peso estimado de Sue é em torno de 400 kg menos do que o estimado para Scotty (ou seja, 8.400 quilos), mas com cerca de 90 por cento desse esqueleto recuperado, ela ainda é a mais extensa amostra de T.Rex já encontrada.

O estudo completo pode ser visto na OnlineLibrary.

Fonte: CNET, OnlineLIbrary (estudo completo)