Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

New Horizons registra primeira imagem nítida de Plutão e sua lua Caronte

Por| 10 de Julho de 2015 às 14h44

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

A sonda New Horizons, da Nasa, está no espaço para investigar Plutão e as suas cinco luas. E na última quarta-feira, o robô, que tem o tamanho de um piano, tirou a primeira foto nítida do planeta. Na imagem abaixo está Plutão à direita e a sua lua Caronte à esquerda:

Já esta outra imagem, também de Plutão e Caronte, foi tirada pelo telescópio Hubble em 1994. Comparando as duas, fica óbvio concluir que a New Horizons deu um grande passo.

Continua após a publicidade

A New Horizons foi lançada ao espaço há nove anos com a missão de se aproximar o máximo possível do planeta, que é tão pequeno que tem o apelido de "anão". A nave ainda conseguiu revelar algumas novidades sobre ele, como o contraste entre cores escuras e claras na sua superfície. Já a Caronte, que é a maior lua de Plutão, possui cores muito mais suaves.

"Estes dois objetos estão juntos há bilhões de anos, na mesma órbita, mas eles são totalmente diferentes", afirma Alan Stern, o principal investigador da New Horizons em comunicado oficial da Nasa. Ele ainda diz que sete novos instrumentos devem estudar mais detalhes sobre as cinco luas, incluindo a Caronte.

Fonte: Business Insider