Sangue pode ser a saída para regeneração de ossos, diz estudo
Por Raphael Giannotti |

Uma nova descoberta cientifica pode revolucionar a restauração de ossos danificados. Um estudo da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, chegou a conclusão de que sangue coagulado pode acelerar o processo de reparação de ossos quebrados.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Mounjaro e Ozempic, qual a diferença?
- Café pode ajudar a prolongar expectativa de vida
Matéria prima da nova técnica cresce no próprio ser humano
O engenheiro biomédico, Cosimo Ligorio, da Universidade de Nottingham, afirma que a descoberta pode levar a resultados positivos de forma fácil e segura. Ele diz ainda que a matéria prima, que é o próprio sangue, pode ser facilmente obtido dos próprios pacientes:
"A possibilidade de transformar com facilidade e segurança o sangue das pessoas em implantes altamente regenerativos é realmente empolgante. O sangue é praticamente de graça e pode ser facilmente obtido de pacientes em volumes relativamente altos. Nosso objetivo é estabelecer um kit de ferramentas que possa ser facilmente acessado e usado em um ambiente clínico para transformar com rapidez e segurança o sangue dos pacientes em implantes regenerativos ricos, acessíveis e ajustáveis."
Para o professor de biomedicina, Alvaro Mata, a descoberta com método biológico "abre oportunidades para o desenvolvimento de materiais regenerativos, aproveitando e aprimorando os mecanismos do processo natural de cura", ao invés da abordagem sintética que cientistas têm buscado há anos.
Veja mais de Ciência:
-
Plástico do futuro pode ser sustentável, biodegradável e até comestível
- Japão quer construir "máquina de lavar humanos" para uso doméstico; entenda
- Temporal atinge Sul com fortes chuvas; virada no tempo ocorre em mais regiões
Fonte: Universidade de Nottingham