Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Russos estão estocando iodo após pico de radiação em explosão de área militar

Por| 09 de Agosto de 2019 às 23h30

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Moradores de duas cidades do norte da Rússia, Arkhangelsk e Severodvinsk, estão estocando iodo, segundo notícias que estão circulando desde a tarde desta sexta-feira (9). O motivo seria a radiação emitida após um acidente misterioso em uma instalação militar de testes, que aconteceu na quinta-feira (8). Com o iodo, os efeitos dessa radiação são amenizados.

Segundo informações do Ministério da Defesa local, duas pessoas morreram e seis ficaram feridas com a explosão de um motor de propulsor líquido de foguete. Mesmo que nenhum elemento químico prejudicial tenha sido liberado na atmosfera, e que não houve aumento nos níveis de radiação, autoridades da cidade vizinha descreveram o incidente como "um breve pico de radiação".

De acordo com uma farmácia local, pessoas estão ligando perguntando por iodo o tempo todo, e essa procura vem acontecendo exatamente nas cidades de Arkhangelsk e Severodvinks, deixando os estabelecimentos sem estoque.

Continua após a publicidade

Parte da baía Dvina, no Mar Branco, foi interditada pelas autoridades por um mês para navegação, sem explicação do motivo. Segundo um oficial naval, o acidente pode ter acontecido devido à explosão de um foguete em uma instalação de testes no mar, causando o vazamento de um combustível tóxico.

Ainda de acordo com a mídia local, o teste pode ter envolvimento com um novo míssil hipersônico chamado Tsirkon, e a área é usada para testes de armas, como mísseis balísticos e de cruzeiros usados pela Marinha Russa.

Dados do Ministério de Emergências citados pelo Greenpeace revelam que os níveis de radiação ficaram em 20 vezes acima do normal.

Fonte: Reuters