Publicidade

Qual é a diferença entre borboleta e mariposa?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 31 de Dezembro de 2023 às 15h00

Link copiado!

Alfred Schrock/Unsplash
Alfred Schrock/Unsplash

Saber qual é a diferença entre borboleta e mariposa pode ser desafiador, tendo em vista que esses dois insetos pertencentes à ordem Lepidoptera compartilham semelhanças notáveis. No entanto, com um pouco mais de atenção, é possível distinguir. 

As características compartilhadas pelas duas são inúmeras: tanto borboletas quanto mariposas têm asas cobertas por escamas microscópicas que dão às asas uma textura colorida e ajudam na termorregulação e na defesa contra predadores, e também passam por um ciclo de vida com metamorfose completa, que inclui o famoso casulo. Dito isso, vamos às diferenças:

Borboleta

Continua após a publicidade

A borboleta é considerada como um inseto notruno, ou seja, a maior parte das suas atividades ocorre durante o dia. Justamente por sua atividade diurna, borboletas têm o hábito de descansar em locais visíveis e expostos, diferente das mariposas.

No que diz respeito às características físicas, as pernas das borboletas tendem a ser finas, e em geral, possui antenas filiformes que são finas e terminam em uma bola, gancho ou outra estrutura distintiva. Também é conhecida por suas asas coloridas, com direito a padrões elaborados.

Um ponto de destaque é que frequentemente pousam com as asas abertas, exibindo seus padrões de cores. Algumas borboletas ainda usam esses padrões de cores brilhantes em suas asas para se comunicar, atrair parceiros ou até mesmo afastar possíveis predadores. 

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Mariposa

Em questão de comportamento, a mariposa possui alguns contrastes, em comparação com a borboleta. Isso já começa em sua atividade noturna. Embora existam mariposas diurnas, a maior parte costuma se esconder durante o dia e sair apenas à noite.

Já sobre as características físicas, em muitas mariposas, as antenas podem ser mais variadas em forma e não necessariamente filiformes como as das borboletas.

Continua após a publicidade

A mariposa tende a ter pernas mais robustas, e embora haja algumas espécies que também têm as asas tomadas por cores vibrantes, a maioria possui asas mais discretas em termos de cores e padrões, em tons mais neutros e terrosos. Ainda assim, tende a pousar com as asas fechadas sobre o corpo, escondendo as cores.

Vale ressaltar que, enquanto os padrões de voo da borboleta são mais previsíveis, o voo da mariposa  é mais errático e imprevisível.

A mariposa se destaca pela utilização de uma variedade de sinais, como feromônios, para se comunicar com membros da mesma espécie.

Diferença entre borboleta e mariposa

Continua após a publicidade

Apesar das semelhanças anatômicas e biológicas, ao analisar aspectos como comportamento, aparência e hábitos, já dá para saber qual é a diferença entre borboleta e mariposa. Entretanto, algumas espécies podem apresentar exceções. 

Fonte: Brandywine Conservancy, Library of Congress