Publicidade

Quais as diferenças entre pato, marreco, ganso e cisne?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Agosto de 2022 às 02h00

Link copiado!

Bilanol/Envato Elements
Bilanol/Envato Elements

Patos, marrecos, gansos e cisnes são algumas das mais conhecidas aves aquáticas, associadas por terem penas impermeáveis, a capacidade de nadar e, em alguns casos, realizar longos voos migratórios. Após o processo de domesticação humana, estes animais podem ser encontrados em praticamente todas as partes do globo.

Em comum, o pato, o marreco, o ganso e o cisne pertencem à família Anatidae e, por isso, compartilham tantas semelhanças entre si. Apesar disso, eles se diferenciam em subfamílias, gêneros e, principalmente, espécies.

Continua após a publicidade

Para um bom observador, é simples identificar as diferenças entre eles, como veremos a seguir. Na ficção, um dos exemplos clássicos dessa distinção é a história do Patinho Feio, escrita pelo autor dinamarquês Hans Christian Andersen. Na fábula, o animal — que é, na verdade, um cisne — sofre por não ser semelhante aos seus supostos irmãos, os patos.

O que é um pato?

Entre estas aves aquáticas, os patos são o tipo de animal mais popular na natureza. Isso porque são cerca de 90 espécies diferentes que compõem a subfamília Anatinae. As principais características desse grupo de espécies são o bico achatado, a capacidade de nadar e de percorrer longas distâncias. Em média, estes animais têm até 80 cm de comprimento e, dificilmente, pesam mais que 6 kg.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Entre as espécies mais populares de patos, estão:

  • Anas platyrhynchos domesticus, também conhecido como pato-doméstico: é aquele todo branco, com o bico alaranjado, mas existem também algumas variações de plumagem;
  • Anas platyrhynchos, popularmente chamado pelo nome de pato-real;
  • Aix galericulata, conhecido também pelo nome de pato-mandarim: é a primeira imagem incluída no texto sobre essas aves aquáticas e pode ser identificado por suas penas bastante coloridas.

Como identificar um marreco?

Quando pensamos em marrecos, as formas de distinção são bastante limitadas e alguns biólogos os consideram apenas como espécies específicas de patos. Isso porque o marreco divide a mesma subfamília do pato, a Anatinae.

Continua após a publicidade

Entre as diferenças, esta a questão é o tamanho, já que este tipo de animal costuma medir menos de 50 cm, sendo significativamente menor que o seu primo pato. De forma geral, as penas da cauda dos marrecos são viradas para cima, como se fossem uma vírgula. "Ao contrário do marreco, o pato tem penas lisas na cauda e postura mais horizontal", explica Roberto Dias, especialista em avicultura, para a revista Avicultura Industrial.

Para exemplificar os diferentes tipos de marrecos, vale destacar os dois seguintes exemplares:

  • Netta erythrophthalma, popularmente conhecido como paturi-preta;
  • Dendrocygna viduata, também conhecido como irerê.
Continua após a publicidade

O que é um ganso?

Diferente dos patos e dos marrecos, os gansos são da subfamília Anserinae e que, curiosamente, é a mesma dos cisnes. Segundo a Encyclopedia Britannica, os gansos estão divididos em dois grandes gêneros: Anser, com penas cinzas ou brancos, e Branta, com penas pretas.

Na maioria dos casos, os gansos vivem em locais de água doce, como lagos e rios, medem até 1,8 m e pesam cerca de 4,5 kg. Normalmente, estas espécies vivem em bandos e, quando voam, se organizam de tal forma que compõem uma letra "V" no céu.

Continua após a publicidade

Para conhecer mais exemplos deste tipo de animal, os gansos mais comuns são:

  • Anser anser, popularmente conhecido como ganso-comum-ocidental ou ganso-bravo;
  • Anser cygnoides, também chamado por ganso-africano ou ganso-chinês;
  • Branta canadensis, conhecido como ganso-canadense.

Quais as características do cisne?

O cisne é a maior entre estas quatro aves aquáticas, podendo chegar até 3 m, e o peso costuma variar entre 6 kg até 15 kg. Como os gansos, é da subfamília Anserinae, mas pertence exclusivamente ao gênero Cygnus.

Continua após a publicidade

Além do peso e da altura, os cisnes são conhecidos pelo porte majestoso e pelo pescoço alongado. Além disso, a Encyclopedia Britannica detalha que estas aves estão entre as que mais rápido conseguem se mover na água e no ar dentro do grupo.

Entre as espécies de cisnes, estes são os mais reconhecidos:

  • Cygnus olor, simplesmente conhecido como o cisne-branco: é o exemplo mais famoso do animal, marcado por ter todas as penas brancas e o bico é alaranjado;
  • Cygnus melancoryphus, popularmente conhecido como cisne-de-pescoço-preto;
  • Cygnus buccinator, também chamado como cisne-trombeteiro: neste animal, o bico e a cabeça são pretas, enquanto todo corpo é branco.
Continua após a publicidade

Quais as diferenças entre patos, marrecos, gansos e cisnes?

A principal diferença entre patos, marrecos, gansos e cisnes está na subfamília a qual pertencem e os gêneros identificados com cada uma deste tipo de ave aquática. Além desse ponto mais técnico, esses animais podem ser facilmente distinguidos pelo tamanho médio total ou de seus pescoços.

Segundo o site Perito Animal, uma boa técnica para distinguir essas aves é exatamente o tamanho do pescoço. "Neste sentido temos, do mais longo para o mais curto, primeiro o cisne, depois o ganso e por último o pato", detalha artigo. Em último lugar, estaria o marreco, que é considerado o menor de todos.

Além disso, tanto gansos quando cisnes têm um aspecto em comum: estes animais tendem a ser monogâmicos, ou seja, escolhem um único parceiro para toda a vida. Entre os patos e marrecos, este dificilmente é o comportamento padrão.

Continua após a publicidade

Fonte: Perito Animal, Avicultura Industrial e Encyclopedia Britannica (1), (2) e (3)