Plutão e Caronte: a eterna valsa dos amantes

Por Redação | 15.02.2016 às 16:35
photo_camera Wikimedia Commons

Embora tenha sofrido uma leve queda em seu status no Sistema Solar – de "planeta" a "planeta anão" – . há um epíteto que dificilmente poderia ser roubado de Plutão: o de corpo celeste mais romântico, pelo menos no que se refere às nossas imediações.

As incríveis características de Plutão vieram a tona juntamente com as primeiras informações enviadas pela sonda New Horizons da NASA, em julho de 2015. Além de trazer em sua superfície um enorme "coração" composto por neve de nitrogênio (a chamada Tombaugh Regio), os dados enviados pela New Horizon ainda revelaram um curioso caso de amor platônico entre Plutão e sua única lua, Caronte.

tombaugh regio

Conforme "poetizou" o site Business Insider, os dois corpos celestes seguem pelo espaço em algo que se assemelha a uma dança, girando e rodopiando um ao redor do outro no que poderia ser classificado como uma valsa cosmológica.

Valsando, olhos nos olhos

Em termos mais práticos, os cientistas descobriram que algumas características tornam o sistema Plutão-Caronte algo único. Como Caronte possui metade do tamanho do planeta anão, o centro de massa ali formado dá a impressão de que ambos rodopiam um ao redor do outro. Embora isso também aconteça no caso da Terra e da Lua, a diferença entre as massas de ambas acaba por reduzir consideravelmente o efeito.

plutao caronte 02

Mas há ainda mais uma peculiaridade do sistema Plutão-Caronte que torna a dupla de valsantes inegavelmente romântica: ambos estão sempre "se olhando" de frente, sem que as faces jamais se desencontrem. Trata-se do que é chamado em astronomia de "rotação sincronizada" – de tal forma que o tempo de rotação dos dois corpos e de órbita um ao redor do outro é sempre, invariavelmente, o mesmo. Como colocou o referido site, os dois "não se cansam um do outro".

Enfim, talvez Plutão seja hoje apenas um "planeta anão"... Mas certamente figura entre os corpos celestes mais românticos. "Caros terráqueos, obrigado por não desistirem de mim", conforme atesta o terno vídeo do Business Insider.

Fonte: Business Insider

Fonte: Business Insider