Plantas domésticas melhoram qualidade do ar e reduzem poluentes, segundo estudo
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |

Segundo um estudo conduzido pela University of Birmingham e publicado na revista científica Air Quality, Atmosphere & Health, as plantas têm potencial para melhorar a qualidade do ar dentro de casa, chegando a reduzir o dióxido de nitrogênio (NO2, um poluente comum) em até 20%.
- Plantas também podem entrar em extinção?
- Plantas podem acelerar seu deslocamento graças a incêndios florestais; entenda
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores testaram três plantas domésticas comuns: lírio-da-paz, dracena e samambaia. Cada uma foi colocada em uma câmara de teste contendo níveis de NO2 equivalentes aos de um escritório situado próximo a uma estrada movimentada. A equipe percebeu que todas as plantas conseguiram reduzir 50% do poluente, e sequer dependiam de aspectos como claridade e solo úmido para isso.
Os cientistas também fizeram cálculos para prever a redução do poluente em escritórios de diferentes tamanhos, e com outros níveis de ventilação. Em um pequeno escritório mal ventilado com altos níveis de poluição do ar, cinco plantas domésticas poderiam reduzir os níveis de NO 2 em cerca de 20%. Mas para chegar nisso em espaços maiores, seria necessária uma quantidade bem maior de plantas.
De qualquer maneira, os pesquisadores ainda não entendem como as plantas conseguem realizar isso, exatamente. A teoria está atrelada ao mesmo processo usado para a absorção de CO 2, no qual o gás é absorvido através de pequenos orifícios das folhas. No entanto, os cientistas afirmam que não houve registro de liberaração de NO2 de volta à atmosfera.