Pertences de Stephen Hawking serão leiloados em Londres

Por Patrícia Gnipper | 23 de Outubro de 2018 às 17h19

Em março, o físico teórico Stephen Hawking faleceu, deixando um legado inestimável para a humanidade. Mas, enquanto seus estudos e teorias não têm valor no que diz respeito ao avanço da ciência, alguns de seus pertencem já estão sendo avaliados e serão leiloados em Londres pela Christie's. O leilão virtual começa no dia 31 de outubro e também inclui manuscritos e cartas de Isaac Newton, Charles Darwin e Albert Einstein.

Entre os itens de Hawking que fazem parte do leilão, está a cópia original de sua tese de PhD da Universidade de Cambridge intitulado, em tradução livre, Propriedades dos Universos em Expansão, cujo preço estimado está entre US$ 126 mil e US$ 189 mil. O documento inclui uma assinatura e uma nota manuscrita do cientista, confirmando que se trata de uma cópia original.

Manuscrito no documento original da tese de PhD de Hawking (Foto: Christie's)

Outro item a ser leiloado é a cadeira de rodas que Hawkings usou entre o final dos anos 1980 e o início da década de 1990, quando ainda tinha alguma capacidade de usar as mãos para se locomover. Ainda, fazem parte do leilão algumas medalhas do físico, um roteiro de um episódio de Os Simpsons em que ele foi retratado, e uma cópia de seu icônico livro Uma Breve História no Tempo, publicado em 1998 — com esta cópia contendo a marca do polegar do autor.

Hawking foi diagosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA) aos 21 anos. Na época, médicos acreditavam que ele sobreviveria apenas alguns anos com a doença; contudo, ele viveu até os 76 anos.

Fonte: Live Science

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.