Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pegada de Estegossauro do tamanho de pata de gato é descoberta na China

Por| Editado por Luciana Zaramela | 22 de Abril de 2021 às 15h20

Link copiado!

Ilustração: Kaitoge
Ilustração: Kaitoge

Quando se fala em dinossauros, a primeira imagem que vem em nossa cabeça é a de criaturas gigantes, com pescoços e patas enormes. Porém, nem todos eles eram tão grandes assim, o que acaba de ser comprovado com um estudo realizado por uma equipe internacional de paleontólogos.

O grupo encontrou, na China, uma única pegada deixada por um dinossauro do tamanho aproximado da pata de um gato. A criatura teria pertencido à família dos Estegossauros, provavelmente também contando com os espinhos em formatos de placas pontudas nas costas e na cauda. Medindo apenas seis centímetros, a pegada pode ser do menor Estegossauro já encontrado no mundo.

A fim de comparação, a pegada de um Estegossauro de tamanho normal encontrada na mesma região media 30 centímetros, enquanto a pegada da criatura vista em outro lugar do mundo media nada menos que 80 centímetros. Comparando as três, a minipegada conta com as mesmas características das maiores, apresentando dedos curtos, largos e redondos.

Continua após a publicidade

A pequena pegada, no entanto, tinha algumas diferenças que dizem outras coisas em relação ao seu comportamento. Os Estegossauros, normalmente, andavam sobre os calcanhares, de uma forma parecida com a nossa. Mas o pequeno dinossauro parecia se mover com o calcanhar levantado, sem tocar o chão, como fazem os gatos e os pássaros de hoje. Os cientistas acreditam, porém, que as criaturas mudavam a sua forma de caminhar quando se tornavam adultos.

 

Fonte: Slash Gear