Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

''Paredes" quânticas são criadas pela primeira vez — e têm comportamento bizarro

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Março de 2022 às 16h39

Link copiado!

Wikimedia Commons
Wikimedia Commons

Um novo tipo de objeto quântico chamado “parede de domínio” foi criado intencionalmente pela primeira vez. Anteriormente observado apenas por “acidente”, o fenômeno agora pode ser observado, com potenciais aplicações na eletrônica quântica e em novas descobertas sobre o início do universo.

Os físicos da Universidade de Chicago, nos EUA, fizeram um experimento com um condensado de Bose-Einstein — um pequeno grupo de átomos de gases ultrafrios se comporta como se fossem um único objeto quântico. O objetivo era procurar a física subjacente a ele.

Entretanto, o objeto pode se dividir, segregando-se em domínios, com uma "parede" na junção onde os átomos se encontram. Essa parede é um tipo de interface, isto é, lugares onde certas coisas interessantes acontecem. As paredes de domínio já eram conhecidas, mas nunca foram criadas propositalmente antes, muito menos controladas.

Continua após a publicidade

De acordo com o estudo, as paredes têm um comportamento bastante peculiar: nelas, ocorre a chamada quebra da reciprocidade do movimento. "Nós temos um bocado de experiência em controlar átomos", disse o professor Cheng Chin, coautor do estudo. "Sabemos que, se você empurrar os átomos para a direita, eles se moverão para a direita. Mas aqui, se você empurrar a parede do domínio para a direita, ela se moverá para a esquerda".

Para o autor principal do artigo, publicado na Nature, "é como uma duna de areia no deserto — ela é feita de areia, mas age como um objeto que se comporta de maneira diferente dos grãos de areia individuais".

O experimento ajuda a entender melhor as partículas quânticas que se comportam como aglomerados e pode ajudar no desenvolvimento de tecnologias do futuro em áreas como eletrônica quântica e memórias quânticas.

Continua após a publicidade

Além disso, as descobertas são um novo passo rumo à compreensão sobre um conjunto de leis chamado teoria do calibre dinâmico, que descreve outros fenômenos emergentes — aqueles que parecem seguir novas leis da física quando muitas partículas agem juntas como um coletivo.

Por fim, o estudo das paredes de domínio pode ajudar a desvendar o universo primitivo, porque foi naquela época que fenômenos como este mantiveram as primeiras partículas do cosmos unidas enquanto elas se aglomeravam para formar galáxias, estrelas e planetas.

Fonte: Universidade de Chicago; via: Space.com