Ouro escondido no núcleo da Terra começa a vazar para a superfície
Por Nathan Vieira |

Na última quarta-feira (21), um grupo de cientistas da Universidade de Göttingen, na Alemanha, revelou que o ouro do núcleo da Terra está lentamente vazando em direção à superfície. A pesquisa, publicada na revista Nature, analisou rochas vulcânicas originadas nas profundezas do planeta e identificou sinais claros da presença de metais preciosos, como ouro, platina e rutênio.
- Mistério da física, origem do ouro pode estar em poderosas explosões cósmicas
- Tem muito ouro no universo. Por quê? Como? Isso ainda é um mistério!
Esses materiais foram detectados em amostras de lava das ilhas do Havaí. Segundo os cientistas, isso indica que o núcleo da Terra, antes considerado isolado, está, na verdade, enviando pequenas quantidades desses elementos para o manto. Esse processo é natural e ocorre por meio de correntes de magma que carregam os metais durante erupções vulcânicas.
A pista principal veio do estudo dos isótopos de rutênio, uma forma rara e valiosa do metal. Os resultados mostraram uma composição diferente daquela encontrada normalmente no manto terrestre, sugerindo que esses isótopos vieram diretamente do núcleo.
Estudos anteriores já indicavam que o núcleo terrestre é uma verdadeira "fortaleza de ouro", com mais de 99% de todo o ouro do planeta armazenado ali. A nova descoberta reforça a ideia de que parte desse tesouro está lentamente subindo, ajudando a formar regiões ricas em metais preciosos.
Apesar de não ser possível explorar esse ouro diretamente, já que o núcleo da Terra está a cerca de 2.900 km de profundidade, a revelação muda a forma como entendemos a geologia da Terra e pode ter implicações importantes para estudos sobre a origem de outros planetas rochosos no universo.
Leia também:
- Garimpeiro procurava ouro mas acabou encontrando um meteorito ainda mais valioso
- Núcleo interno da Terra não é homogêneo e tem textura complexa
VÍDEO |