Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é PANC? | Planta Alimentícia Não Convencional

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Setembro de 2022 às 17h50

Link copiado!

 Andréia Bohner/Wikimedia Commons
Andréia Bohner/Wikimedia Commons

Você sabe o que é PANC? A Planta Comestível Não Convencional tem se destacado no cardápio de pessoas concentradas em alcançar uma alimentação mais saudável. O destaque fica por conta do baixo custo e do fácil cultivo, uma vez que estamos falando até dos matinhos espalhados pelas calçadas.

O termo surgiu de um artigo publicado em 2008 por botânicos da UFRGS, mas conquistou popularidade apenas em 2014, com o lançamento de um guia sobre o tema — Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil — responsável por informar aspectos nutricionais e ensinar receitas com mais de 350 vegetais antes não consumidos pela população.

O livro Local Food Plants of Brazil argumenta que a maior biodiversidade na alimentação é a base de um sistema alimentar mais sustentável, principalmente levando em consideração a segurança alimentar nutricional, resistência às mudanças climáticas, dietas melhores e maior resiliência a pragas.

Pode comer qualquer PANC?

Continua após a publicidade

Um ponto positivo das PANC é que, por serem locais, elas são mais resistentes, o que dispensa o uso de agrotóxicos. Vale lembrar que você não pode comer qualquer PANC, plantada em qualquer lugar. Acontece que a poluição é muito prejudicial.

Os especialistas recomendam não consumir plantas que estão em canteiros de ruas muito movimentadas. Nesses casos, a dica é cortar um ramo com flor e deixar na água até que ela solte sementes, e só então plantar em um vaso ou no quintal.

PANCs facilmente encontráveis

Beldroega

Continua após a publicidade

Possui folhas simples e flores solitárias na cor amarela, com sementes pretas e diminutas. No Brasil, aparece espontaneamente em áreas de cultivos, em todas as regiões, sempre que há umidade no solo. Suas folhas são consumidas cruas em saladas ou em sopas, tortas salgadas e bolinhos.

Capuchinha

Continua após a publicidade

Tem um sabor levemente picante, parecido com o sabor do agrião. As folhas e as sementes também são comestíveis. As sementes são usadas sob a forma de conserva, sendo conhecidas como falsas alcaparras. As flores também podem ser desidratadas, embebidas em álcool ou em calda de açúcar.

Jambu

O jambu apresenta pleno desenvolvimento em regiões de clima quente e úmido. As folhas são consumidas cozidas, especialmente em caldeiradas de peixe.

Continua após a publicidade

Ora-pro-nóbis

No que diz respeito a PANC, a ora-pro-nóbis tem sua fama. É conhecida como “carne verde” por ser rica em proteína, pode ser encontrada em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás. Costuma ser cozida com diferentes tipos de carnes.

Como saber se uma planta é PANC?

Continua após a publicidade

Vale dizer que nem toda planta que você encontra por aí é comestível, já que uma grande variedade de vegetais é tóxica ao nosso organismo. Para saber mais sobre o assunto e conhecer quais espécies são seguras para consumo, acesse este link.

Fonte: Embrapa, USP