Estudo revela esqueleto de morcego mais antigo já registrado

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Abril de 2023 às 16h00

CreativeNature_nl/Envato

Em estudo publicado na revista PLOS One, pesquisadores revelaram o esqueleto de morcego mais antigo já encontrado, pertencente à recém-descoberta espécie Icaronycteris gunnelli. A estimativa é que os ossos datam de aproximadamente 52 milhões de anos.

O esqueleto foi desenterrado em Wyoming, nos EUA, e a espécie em questão é ligeiramente menor do que a espécie de morcego mais próxima conhecida, Icaronycteris index. Os autores contam que esses animais evoluíram pela primeira vez cerca de 56 a 36 milhões de anos atrás.

As novas descobertas levaram a uma remodelação na classificação dos primeiros morcegos para incluir as espécies recém-descobertas na árvore genealógica. Para determinar a história evolutiva, os pesquisadores compararam os novos fósseis com esqueletos intactos de seis espécies de morcegos, bem como com dentes isolados de duas outras espécies extintas.

Os cientistas também detectaram uma relação irmã com a única outra espécie, I. index, o que significa que eles são os parentes conhecidos mais próximos um do outro.

“Esta espécie recém-descrita é considerada um dos mais antigos esqueletos de morcegos articulados conhecidos, fornecendo uma nova visão sobre nossos primeiros fósseis de morcegos. No entanto, ainda existem questões que só podem ser resolvidas com a recuperação de fósseis mais bem definidos e completos”, indicam os pesquisadores.

Os autores do estudo ainda comentam: “Uma vez que tenhamos uma boa visão da diversidade dos morcegos, podemos estudar as adaptações evolutivas e talvez encontrar pistas que nos aproximem da descoberta do ancestral."

Fonte: PLOS One via Live Science