Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Novo cálculo recordista do Pi tem 62,8 trilhões de dígitos

Por| Editado por Patricia Gnipper | 18 de Agosto de 2021 às 08h57

Link copiado!

Gerd Altmann/Pixabay
Gerd Altmann/Pixabay

Provavelmente você nunca terá que usar este número no seu dia a dia, mas pesquisadores suíços acabam de anunciar que calcularam a constante matemática para o π (Pi) com 62,8 trilhões de números, o que definitivamente é um recorde mundial. O Pi é um número irracional com infinitas casas decimais e, embora você não utilize diretamente, ele aparece o tempo todo na natureza e matemática.

Para atingir o novo nível de exatidão, eles usaram um supercomputador que levou “apenas” 108 dias e nove horas para completar o cálculo. Sim, isso é muita coisa, mas foi quase duas vezes mais rápido que o recorde que o Google havia estabelecido em 2019. Na ocasião, uma funcionária da empresa usou a nuvem para processar os cálculos. O recorde mundial de 2020 foi de 50 trilhões de dígitos.

Continua após a publicidade

O Pi corresponde à razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro. Além de ser constante, é uma dizima periódica, ou seja, o número tem uma série infinita de algarismos decimais. Por isso, embora você talvez já tenha atribuído à constante o valor de 3,14 em alguma prova de matemática, há pesquisadores que digam que isso está errado — Pi é incalculável, e, portanto, seria impossível saber seu valor exato.

Talvez não haja muita aplicação prática neste resultado com 62,8 trilhões de números, mas os pesquisadores afirmam que a experiência adquirida nessa tarefa pode ser aplicada em áreas como "análise de RNA, simulações de dinâmica de fluidos e análise textual", disseram eles. Agora, a equipe aguarda a validação do Guiness Book antes de revelar o número completo, mas já adiantaram os dez dígitos finais: 7817924264.

Fonte: Phys.org