Novo cálculo recordista do Pi tem 62,8 trilhões de dígitos

Novo cálculo recordista do Pi tem 62,8 trilhões de dígitos

Por Daniele Cavalcante | Editado por Patrícia Gnipper | 18 de Agosto de 2021 às 08h57
Gerd Altmann/Pixabay

Provavelmente você nunca terá que usar este número no seu dia a dia, mas pesquisadores suíços acabam de anunciar que calcularam a constante matemática para o π (Pi) com 62,8 trilhões de números, o que definitivamente é um recorde mundial. O Pi é um número irracional com infinitas casas decimais e, embora você não utilize diretamente, ele aparece o tempo todo na natureza e matemática.

Para atingir o novo nível de exatidão, eles usaram um supercomputador que levou “apenas” 108 dias e nove horas para completar o cálculo. Sim, isso é muita coisa, mas foi quase duas vezes mais rápido que o recorde que o Google havia estabelecido em 2019. Na ocasião, uma funcionária da empresa usou a nuvem para processar os cálculos. O recorde mundial de 2020 foi de 50 trilhões de dígitos.

(Imagem: Reprodução/Andrew Martin/Pixabay)

O Pi corresponde à razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro. Além de ser constante, é uma dizima periódica, ou seja, o número tem uma série infinita de algarismos decimais. Por isso, embora você talvez já tenha atribuído à constante o valor de 3,14 em alguma prova de matemática, há pesquisadores que digam que isso está errado — Pi é incalculável, e, portanto, seria impossível saber seu valor exato.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Talvez não haja muita aplicação prática neste resultado com 62,8 trilhões de números, mas os pesquisadores afirmam que a experiência adquirida nessa tarefa pode ser aplicada em áreas como "análise de RNA, simulações de dinâmica de fluidos e análise textual", disseram eles. Agora, a equipe aguarda a validação do Guiness Book antes de revelar o número completo, mas já adiantaram os dez dígitos finais: 7817924264.

Fonte: Phys.org

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.