Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NASA investe em projeto para encontrar vida na lua Europa de Júpiter

Por| 18 de Junho de 2015 às 11h55

Link copiado!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A NASA anunciou nesta quarta-feira (17) que tem a intenção de explorar com mais afinco a lua Europa, que orbita o planeta Júpiter. Segundo a Agência Espacial Norte-Americana, Europa é o local mais provável de encontrar vida em nosso sistema solar.

"Nós achamos que há um oceano de água líquida sob a superfície e sabemos que, na Terra, em todos os lugares em que há água, encontramos vida", disse Robert Pappalardo, cientista do projeto da missão Europa.

Também foi anunciado que o conceito da missão para enviar uma nave espacial para fazer a inspeção da Europa passou pela sua primeira avaliação interna e avançou para a fase de formulação.

Em um comunicado, John Grunsfeld, da NASA, disse que, nas duas últimas décadas, os cientistas já conseguiram pistas interessantes sobre o satélite e que agora é hora de procurar respostas para uma das questões mais profundas da humanidade.

Continua após a publicidade

A missão Galileo, da década de 1990, foi a primeira a recolher provas concretas de que a água salgada aquecida pelo calor da maré e um piso rochoso poderiam fornecer os blocos de construção necessários para sobreviver na lua Europa.

A agência espacial também planeja enviar a primeira sonda não tripulada para a órbita de Júpiter em 2020. O objetivo da sonda será fazer 45 voos rasantes na Europa para estudar a sua superfície e a composição do seu interior.

Pappalardo ainda explica que o plano de orbitar Júpiter e passar pela Europa esporadicamente, em vez de orbitar por ela em si, foi escolhido devido às altas doses de radiação que a lua recebe do planeta, o que poderia danificar a nave espacial.

O vídeo abaixo mostra Pappalardo explicando a missão.

Continua após a publicidade

Fonte: Cnet