Publicidade

Maior fonte de calor em computadores quânticos pode ser extinta, reduzindo custo

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
starline/freepik
starline/freepik

Uma startup canadense chamada Qubic criou um dispositivo que promete reduzir em 10.000 vezes o calor gerado dentro de computadores quânticos, um dos maiores obstáculos para que essa tecnologia saia dos laboratórios e chegue ao mercado. Esses computadores precisam operar em temperaturas quase no zero absoluto (–273 °C). Isso porque as “partículas” responsáveis pelos cálculos são extremamente frágeis e qualquer aumento de temperatura atrapalha o funcionamento.

Um dos grandes vilões nesse processo são os amplificadores. Eles servem para aumentar os sinais fracos emitidos pelos qubits, mas acabam gerando calor extra. Para compensar, os sistemas exigem resfriamento mais pesado e caro, o que dificulta a expansão da tecnologia.

“Este projeto vai criar um novo tipo de amplificador que remove uma das principais barreiras dos computadores quânticos”, afirmou Jérôme Bourassa, CEO e cofundador da Qubic.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O projeto já recebeu 925 mil dólares canadenses do governo do Canadá, dentro do programa FABrIC, que financia inovações em semicondutores e hardware avançado. O investimento total é de 2,5 milhões de dólares e conta com a colaboração de instituições como a Universidade de Waterloo.

A previsão da Qubic é lançar o produto em 2026, o que pode acelerar a chegada dos computadores quânticos ao mercado.

Redução de custos

Se essa tecnologia funcionar como esperado, ela pode reduzir custos, simplificar os sistemas de resfriamento e abrir caminho para computadores quânticos mais potentes e acessíveis.

Como explicou Lynn McNeil, do programa FABrIC: “À medida que os computadores quânticos crescem, aumenta a necessidade de componentes que façam o trabalho sem gerar calor. Essa tecnologia pode ser decisiva para tornar os computadores quânticos realmente práticos”.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | Vale a pena COMPRAR UM COMPUTADOR PRONTO ou MONTAR UM PC DO ZERO?

Fonte: Qubic, Live Science