Imagem de átomo visto a olho nu ganha prêmio científico

Por Redação | 16 de Fevereiro de 2018 às 12h14
Universidade de Oxford

A foto que mostra um átomo de estrôncio visto a olho nu foi reconhecida por um concurso de fotografia científica criado pelo Conselho de Pesquisa de Engenharia e Ciências Físicas (EPSRC), conquistando a primeira colocação.

David Nadlinger, responsável pelo registro, conta que a foto foi capturada através da janela de uma câmera de vácuo no laboratório da Universidade de Oxford, no Reino Unido, com a ajuda de uma câmera digital comum ajustada em longa exposição.

"A ideia de ser capaz de ver um único átomo a olho nu me pareceu um caminho maravilhosamente direto e visceral entre o minúsculo mundo quântico e nossa realidade macroscópica", relata Nadlinger.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O pontinho roxo é o átomo de estrôncio iluminado pelo laser (Imagem: David Nadlinger/Universidade de Oxford)

Segundo o estudante da Universidade de Oxford, a imagem foi capturada com ajuda da iluminação de um laser de cor azul-violeta, fazendo com que o átomo absorvesse e reemitisse as partículas de forma que a câmera pudesse fazer o registro.

Fonte: New Scientist

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.