Halloween | Experimentos científicos legais para se fazer com as crianças
Por Natalie Rosa |
No Brasil, a tradicional comemoração do Halloween norte-americano (quando as crianças saem atrás de doces ou travessuras), não são tão comuns. Vemos bastante, no entanto, festas para adultos com o tema, sendo a oportunidade ideal para usar uma fantasia diferentona, seja assustadora ou não.
Mas se você vai passar o Dia das Bruxas ao lado dos seus filhos, sobrinhos, primos ou irmãos mais novos, a dica é fazer uma comemoração tão digna quanto as que vemos nos filmes de Hollywood. Você pode juntar todas as crianças, comprar alguns materiais e fazer experimentos científicos superdivertidos para sair da rotina.
Se você gostou da ideia, prepare-se para conferir a nossa lista com seis experimentos científicos de Halloween para fazer em casa! Ah, escolhemos aqueles que são práticos e fáceis, com materiais acessíveis e que podem ser encontrados facilmente a preços baratinhos.
1- Mãos monstruosas com brinquedos escondidos
Aproveitando que estamos na primavera, uma época em que o calor já começa a ficar intenso, a dica é fazer um experimento bem interessante com gelo: mãos de monstros com "brindes" escondidos. Cada mão terá brinquedos e objetos para que as crianças possam recuperá-los. Para fazer essa brincadeira, você vai precisar de poucos materiais:
- Luvas de borracha;
- Botões;
- Enfeites;
- Bonecos pequenos;
- Pequenas peças coloridas em geral;
- Elásticos;
- Água, é claro;
- Corante comestível.
O primeiro passo é usar um copo grande ou uma jarra e inserir o corante comestível. Misture e deixe de lado.
Agora pegue uma luva e vá colocando os itens dentro, distribuindo bem entre os dedos. Quando já estiver ok, encha de água e amarre bem para o líquido não vazar. Dê uma chacoalhada na luva para que o corante seja bem distribuído entre as partes, e então coloque a luva no congelador na horizontal em uma forma e espere congelar.
Agora, basta rasgar as luvas e deixar as crianças brincarem com as mãos congeladas. Entregue a elas ferramentas seguras, como colheres e copos de água, para que elas derretam o gelo com segurança para pegar seus brinquedos.
2- Slime que brilha no escuro
Os slimes já são velhos conhecidos da criançada, mas, neste Halloween, que tal fazer uma gosma diferente e que brilha na luz negra? A receita é bem fácil, você vai precisar de:
- Cola;
- Corante comestível;
- Tinta que brilha no escuro (você pode encontrar em lojas de artesanato);
- Amido de milho;
- Uma luz negra para conferir o resultado.
Primeiramente, você vai colocar em um recipiente grande cerca de duas garrafinhas de cola. Na sequência, coloque a tinta que brilha no escuro, algumas gotas do corante comestível e misture tudo.
Por fim, coloque meio copo do amido de milho misturado com um pouco de água para que ele fique líquido. Vá adicionando aos poucos até o slime ganhar forma. Depois de pronto, acenda a luz negra e deixe a brincadeira começar!
3- Minhocas dançantes
Esse experimento é muito simples. Já imaginou um copo cheio de minhocas dançantes? É exatamente isso o que vamos fazer.
Você vai precisar apenas de:
- Minhocas de gelatina;
- Bicarbonato de sódio;
- Vinagre;
- Tábua de cortar;
- Faca afiada;
- Copos grandes e transparentes.
Primeiramente, você vai cortar as minhocas de gelatina na vertical em cerca de quatro partes. Para que a faca não grude, coloque um pouco de bicarbonato de sódio ou apenas a molhe um pouco. Essa parte fica sob responsabilidade dos adultos.
Agora, coloque cerca de duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio dentro do copo e acrescente água morna. Vocês terão que ter um pouco de paciência e esperar 15 minutos.
Enquanto isso, encha o outro copo de vinagre. Quando os 15 minutos passarem, comece a adicionar as minhocas uma por uma no copo com vinagre para ver as bolhas se formando instantaneamente!
Isso acontece porque, quando o bicarbonato de sódio entra em contato com o vinagre, uma reação química provoca bolhas.
4- Abóbora mágica
Que tal fazer uma abóbora de bexiga que infla sozinha? Esse experimento é bem simples e você pode fazer isso facilmente com as crianças — com certeza elas irão adorar.
Você vai precisar de:
- Balões com rostos de abóbora (com uma rápida busca em sites como o Mercado Livre ou lojas de festas você encontra para comprar);
- Vinagre;
- Funil;
- Bicarbonato de sódio;
- Garrafas de plástico.
Atenção: não é indicado o uso de canetas permanentes para personalizar o seu próprio balão, pois a tinta não costuma funcionar na superfície das bexigas e você pode acabar provocando manchas onde não gostaria.
O primeiro passo é encher as garrafas com cerca de 1/4 de vinagre, apenas. Agora, use o funil e coloque uma ou duas colheres de bicarbonato de sódio dentro do balão.
Cuidadosamente, coloque a boca da bexiga na boca da garrafa com cuidado para que o conteúdo do balão não caia dentro da garrafa agora. Você pode apenas deixar a bexiga caída de lado.
Agora chegou a hora de começar a fazer o balão inflar. Levante a bexiga devagar até ela ficar de pé, fazendo com que o conteúdo caia dentro da garrafa lentamente. Logo a reação química vai começar a inflar o balão!
Aqui também acontece ação do vinagre com o bicarbonato de sódio que causam bolhas e, consequentemente, o gás que vai inflar o balão.
5- Bebidas que brilham no escuro
Você sabia que a água tônica brilha no escuro? Pois é! Ela contém uma substância chamada quirina e que, quando exposta à luz negra, fica azul brilhante.
Você pode fazer drinks (não alcoólicos, claro) divertidos com as crianças usando a água tônica, colocando gelos coloridos dentro de copos legais. Mas como as crianças podem não gostar do sabor, a ideia é congelar o líquido e colocar os gelos em qualquer bebida!
6- Bolsas-abóbora explosivas
Se você está disposto a fazer uma comemoração de Halloween com um pouco de sujeira, é hora de aprender a fazer bolsas de abóbora explosivas.
Você vai precisar apenas de:
- Bicarbonato de sódio;
- Amido de milho;
- Vinagre;
- Sacos plásticos com fechos, aqueles para sanduíches ou congelar alimentos;
- Corante comestível;
- Marcador preto;
- Papel higiênico.
A primeira coisa a se fazer é desenhar o rosto da abóbora nos sacos plásticos. Não se esqueça de usar canetas permanentes para não manchar os dedos e nem nada que possa encostar. Veja uma referência:
Agora, pegue o vinagre e preencha um terço do saco plástico. Em seguida, acrescente duas ou três colheres de amido de milho e, então, o corante comestível na cor laranja.
Por fim, será preciso fazer uma bomba de bicarbonato de sódio para o saco plástico explodir. Para isso, pegue uma folha de papel higiênico, coloque bicarbonato de sódio dentro e feche bem, até formar uma bola.
Chegou a hora de ir para fora de casa! No quintal ou na rua, ou onde você preferir, abra um pouco o saco plástico e coloque a bomba dentro, sem que toque a mistura laranja. Quando estiver pronto para a explosão, chacoalhe o saco para tudo se misturar, jogue no chão e aguarde a explosão. Mais uma vez o bicarbonato de sódio e o vinagre atuam por aqui.
Conhece algum outro experimento do tipo para compartilhar com a gente? Deixe aqui nos comentários!