Publicidade

Fóssil de fêmea prenhe pode ter preservado DNA dos dinossauros

Por| 15 de Março de 2016 às 18h29

Link copiado!

Scott Robert Anselmo/Wikimedia Commons
Scott Robert Anselmo/Wikimedia Commons

Os dinossauros foram extintos misteriosamente a cerca de 65 milhões de anos atrás, mas não cansam de fascinar o imaginário humano. Uma informação que vai abastecer a mente dos entusiastas destes animais pré-históricos é a recente descoberta do fóssil de uma fêmea de Tiranossauro Rex grávida. Isso porque os restos mortais do bicho podem trazer algo bastante significativo: o seu DNA.

“Sim, é possível [que contenha o DNA], informa a pesquisadora-assistente e professora de ciências biológicas da Universidade Estadual da Carolina do Norte, Lindsay Zanno, ao Discovery News. “Nós temos algumas evidências de que fragmentos de DNA podem ser preservados nos fósseis de dinossauros, mas estes restos serão testados adiante”.

O que se sabe até agora é que o animal encontrado em Montana, nos Estados Unidos, tem cerca de 68 milhões de anos. Além disso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que ela estava grávida devido à posição de sua medula espinhal, retida, típica de fêmeas durante a colocação de ovos. E é justamente nesta estrutura óssea que o DNA pode estar preservado, porque ele alinha toda a cavidade medular ao longo dos ossos longos das aves.

Ossos inéditos

Continua após a publicidade

E o caso do fóssil encontrado se torna ainda mais especial devido ao fato de que a coluna medular só fica nesta posição enquanto a colocação de ovos acontece e logo depois de ela terminar, revela a paleontóloga. De acordo com os pesquisadores, havia a suspeita de que restos de tiranossauros carregassem ossos medulares, o que foi confirmado após uma análise química do fêmur de um exemplar da espécie.

Outra curiosidade é o fato de que, apesar de ser bastante semelhante a outros tecidos encontrados atualmente em ostras e galinhas, os ossos deste novo fóssil contêm sulfato de queratano, uma substância não mais vista em qualquer outro tipo de osso. Será que em breve os seres humanos conseguirão recriar na vida real o Parque dos Dinossauros do filme de Steven Spielberg?

Fonte: Discovery News