Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fóssil de dinossauro tão perigoso quanto o T. Rex é encontrado no Uzbequistão

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Setembro de 2021 às 11h30

Link copiado!

Reprodução/Julius Csotony
Reprodução/Julius Csotony

Na formação Bissekty, no deserto Kyzylkum, no Uzbequistão, paleontólogos descobriram os fósseis de uma nova espécie de dinossauro predador. Batizada de Ulughbegsaurus uzbekistanensis, a criatura foi um carcarodontossauro, também conhecido como dinossauro "dente de tubarão" por contar com os dentes grandes e serrilhados. O fóssil é um primeiro do tipo a ser encontrado na Ásia Central.

De acordo com os pesquisadores, o fóssil conta com uma parte da mandíbula superior de uma criatura que media cerca de oito metros de comprimento e pesava uma tonelada. Kohei Tanaka, um dos paleontólogos responsáveis pela descoberta, diz que o crânio do dinossauro teria cerca de um metro e, pelos seus dentes serem pontudos e afiados, se tratava de uma espécie carnívora. O predador gigante coexistia na região com o Tiranossauro timurlengia, também um assassino, mas um pouco mais modesto.

A grande mandíbula do ulughbegsaurus foi encontrada no Uzbequistão ainda na década de 1980, mas os pesquisadores reencontraram o fóssil enquanto vasculhavam uma coleção em um museu do país. O autor sênior da pesquisa, Yoshitsugu Kobayashi, diz que a descoberta preenche um espaço importante no registro fóssil, mostrando que os carcarodontossauros estavam espalhados por toda a Europa até o Leste Asiático.

Continua após a publicidade

Segundo os paleontólogos, carcarodontossauros como o ulughbegsaurus desapareceram da Ásia Central, o que acabou tornando o tiranossauro rex o maior predador que já pisou na Terra. A fim de comparação, o dinossauro do Uzbequistão existiu há 100 milhões de anos, e o T. Rex surgiu há 70 milhões de anos, medindo 12 metros e pesando oito toneladas.

O estudo com a descoberta foi publicado na revista científica Royal Society Open Science.

Fonte: Popular Science