Falar pessoalmente é 34 vezes mais eficiente do que enviar e-mail, indica estudo

Por Redação | 06 de Novembro de 2017 às 10h40

Falar pessoalmente é a melhor maneira de se comunicar. Esse fato foi confirmado através de um estudo feito pelas universidades de Waterloo, no Canadá, e Cornell, em Nova York, e publicado pelo Journal of Experimental Social Psychology. Comunicar-se pessoalmente com outra pessoa, mesmo que ela seja desconhecida, é muito melhor para solicitar algo ou para convencê-la.

Em relação a enviar um e-mail, falar pessoalmente é 34 vezes mais eficiente, mesmo utilizando os mesmos argumentos e realizando as mesmas solicitações, explica o estudo. A situação foi comprovada através de um experimento realizado pelos participantes da pesquisa, que deveriam solicitar algo a dez pessoas que não conheciam, sendo metade pessoalmente e metade através de um e-mail. A princípio, muitos acreditaram que o contato "olho no olho" não teria tanto resultado, enquanto que por e-mail o convencimento seria mais fácil.

Porém, o experimento comprovou que as conversas pessoais têm mais eficácia, visto que seis solicitações realizadas pessoalmente obtiveram a mesma taxa de sucesso do que enviar e-mails a 200 desconhecidos. Segundo o estudo, isso aconteceu devido a desconfiança natural que o ser humano possui de mensagens escritas e pelo fato de que a postura corporal positiva ou a expressão de sinceridade influenciar consideravelmente o interlocutor.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Eu esperava ver uma maior eficácia no face-a-face, mas não tanto", explicou o pesquisador-chefe do estudo, Mahdi Roghanizad. O estudo sugere, portanto, que em uma época em que a comunicação é cada vez mais remota, terá mais capacidade de convencimento e obterá respostas mais satisfatórias quem conseguir realizar uma comunicação de fato presencial.

Fonte: Phys.org

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.