Publicidade

Estudo explica por que cócegas nos fazem rir mesmo quando nos incomodam

Por  | 

Compartilhe:
Gabe Pierce/Unsplash
Gabe Pierce/Unsplash

Por que cócegas nos fazem rir mesmo quando nos incomodam? Segundo um estudo publicado na última sexta-feira (23) na Science Advances, o riso causado pelas cócegas é, na verdade, um reflexo involuntário, não necessariamente ligado ao prazer. Esse comportamento pode ser uma reação primitiva, ligada à interação social e à proteção de áreas vulneráveis do corpo.

As cócegas, também chamadas de gargalesis, são um tipo de toque leve que provoca riso involuntário, mesmo quando a sensação não é necessariamente agradável. É algo tão comum que parece simples, mas, na verdade, continua sendo um dos maiores enigmas da neurociência.

Ainda não se sabe por que algumas partes do corpo, como axilas e solas dos pés, são mais sensíveis, nem por que rimos mesmo quando não estamos nos divertindo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A pesquisadora Konstantina Kilteni explica que as cócegas envolvem uma mistura de sensações e emoções, e que o riso pode ser um reflexo primitivo, mais do que uma demonstração de prazer. Em bebês, por exemplo, o toque pode gerar tanto alegria quanto desconforto, mostrando que essa reação tem um lado ambíguo.

Outra curiosidade revelada é que não conseguimos fazer cócegas em nós mesmos. Isso acontece porque o cérebro prevê nossos próprios movimentos e bloqueia a sensação, o que não acontece com toques vindos de outra pessoa.

A pesquisa também reforça que, além de provocarem riso, as cócegas têm papel social. Elas ajudam na criação de laços entre pais e filhos, irmãos ou amigos. No entanto, ainda restam muitas perguntas sem resposta, descrita no próprio estudo como um "quebra-cabeça científico".

Leia também:

VÍDEO | É POSSÍVEL PREVER PARADAS CARDÍACAS?