Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Escolas brasileiras podem participar de experimento para medir raio da Terra

Por| 15 de Março de 2019 às 19h02

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Escolas de todo o mundo podem participar de um experimento para medir o raio da Terra. A iniciativa é parte do projeto Eratosthenes Experiment, organizado com apoio da União Astronômica Internacional (IAU) para a celebração do centésimo aniversário da sociedade científica.

O cálculo de raio da Terra foi realizado pela primeira vez há cerca de 2.200 anos pelo grego Eratóstenes usando apenas a geometria e a distância das cidades egípcias Alexandria e Siena. O matemático decidiu realizar o experimento ao perceber que o ângulo das sombras nas duas cidades eram diferentes no Solstício de Verão. Isso não aconteceria se a Terra fosse plana.

O experimento das escolas será reproduzido no dia 21 de março, uma quinta-feira. Para participar, as instituições de ensino precisam se cadastrar no site do projeto. A inscrição é rápida, são necessárias informações como nome da escola e telefone de contato.

O Eratosthenes Experiment também solicita a latitude e longitude da escola, mas há instruções para conseguir o dado. Neste formulário, as escolas também indicam se querem participar do experimento.

Continua após a publicidade

Como funciona

Cada instituição de ensino receberá por e-mail informações detalhadas para participar do experimento. Até o momento, foi divulgado que as escolas deverão, ao meio dia, colocar uma estaca de um metro em um local a ser determinado. Os alunos medem o comprimento da sombra projetada no chão e repetem o procedimento cinco vezes, enviando os dados para o site do Eratosthenes.

Escolas na mesma longitude trocarão as informações anotadas pelos alunos – o Eratosthenes Experiment é o responsável por identificar as instituições e repassar os contatos.

Continua após a publicidade

Caso não tenha escolas disponíveis na mesma longitude, uma escola fictícia no Equador será considerada com dados hipotéticos.

A partir das medidas da estaca e a distância entre as escolas, será possível calcular a circunferência da Terra.

Cálculo de Eratóstenes

Depois de constatar que a Terra não é plana, Eratóstenes mediu o comprimento da sombra de uma alta torre em Alexandria e usou geometria para calcular o ângulo entre a sombra e a torre. O resultado foi de 7,2 graus. Com a matemática, ele também descobriu que o ângulo da sombra seria o mesmo que o ângulo entre Alexandria e Siena, se medido a partir do centro da Terra. Convenientemente, 7,2 graus é 1/50 de um círculo completo (50 x 7,2º = 360º).

Continua após a publicidade

O grego percebeu que se pudesse determinar a distância entre Alexandria e Siena, o resultado multiplicado por 50 seria o mesmo da circunferência da Terra. E assim foi: Eratóstenes contratou um homem para percorrer o caminho entre as duas cidades e descobrir a distância entre ambas, que é de 800km. Foi só multiplicar 800 por 50 para obter o resultado de 400.000 quilômetros.

Com a nossa tecnologia atual, sabemos que a circunferência da Terra é de 40.075 quilômetros. O cálculo de Eratóstenes é de uma precisão impressionante ao considerar que ele utilizou a posição de sombras e a geometria.

O cientista Carl Sagan explicou o experimento de Eratóstenes em episódio da série Cosmos:

Continua após a publicidade

Fonte: via Ciencianautas