Depois de 340 dias no espaço, astronauta Scott Kelly retorna à Terra

Por Redação | 02 de Março de 2016 às 10h09

Após permanecerem 340 dias em órbita na Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta americano Scott Kelly e seu companheiro russo Mikhail Kornienko retornaram à Terra nesta quarta-feira (2). Os dois astronautas passaram quase um ano na ISS com a tarefa de preparar futuras missões tripuladas à Marte.

Após a cerimônia de despedida, os dois astronautas embarcaram na nave russa Soyuz às 18h40 (horário de Brasília) rumo à Terra. Pouco mais de três horas depois, a nave começou a se afastar da ISS e por volta da meia-noite acionou seus motores para frear o curso e sair da órbita terrestre antes de iniciar a queda de 53 minutos em direção à Terra. A chegada de Kelly e Kornienko à Terra aconteceu às 1h27 (horário de Brasília) no Cazaquistão, de acordo com informações da Nasa e do centro de controle russo.

Por meio de uma videoconferência, Kelly afirmou que se sentia bem depois da longa estadia no espaço. "Fisicamente, eu me sinto muito bem", declarou. "Poderia ficar mais 100 dias, poderia ficar mais um ano caso fosse preciso". Durante a permanência na ISS, Kelly e Kornienko passaram por vários testes e exames médicos para descobrir os reais efeitos da microgravidade sobre o corpo humano a longo prazo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Com a última estadia de 340 dias no espaço, Scott Kelly bateu dois recordes americanos: o de mais tempo de permanência acumulada no espaço, com 540 dias, e o de voo espacial mais longo. Valeri Poliakov é quem detém o recorde mundial de estadia espacial, com 437 dias a bordo da estação MIR. Já o recorde de tempo acumulado pertence ao também russo Gennady Padalka, que ficou 879 dias no espaço.

Durante sua permanência no espaço, Kelly tornou-se uma celebridade virtual por utilizar o Twitter e o Instagram para divulgar sua experiência espacial. Em uma das postagens mais populares, o astronauta aparecia vestido de gorila.

Fonte: Washington Times

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.