Criança encontra fóssil de 475 milhões de anos em um lago

Por Jessica Pinheiro | 07 de Maio de 2018 às 06h49

Os paleontólogos e os pesquisadores mais experientes que se cuidem, pois a palavra que se espalha pelas ruas é que uma menina de 11 anos de idade do estado norte-americano do Tennessee conseguiu encontrar um fóssil bastante antigo – e ela nem estava procurando por essa raridade, na realidade. Brincadeiras à parte, a jovem Ryleigh Taylor descobriu os restos fossilizados de uma trilobita às margens do lago Douglas, em sua cidade.

A trilobita faz parte de um grupo de artrópodes encontrados nas águas do planeta há incontáveis milhões de anos. Inclusive, especula-se que o fóssil encontrado por Ryleigh tenha cerca de 475 milhões de anos, datado da Era Paleozoica. O achado foi realmente ao acaso, uma vez que a menina disse que simplesmente estava caminhando quando olhou para baixo e viu o objeto.

Ryleigh , de 11 anos de idade, nem imaginava o quão importante era a peça que encontrou no lago. (Imagem: CNN)

Ela não fazia ideia do que estava em suas mãos, então procurou sua família, e eles foram até um grupo de pesquisadores da Universidade do Tennessee. Foi então que houve a confirmação de que Ryleigh tinha encontrado algo muito especial.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

De acordo com o professor Colin Sumrall, associado de paleobiologia da faculdade, os fosseis de trilobitas mudam com o tempo, de modo que o esqueleto do espécime acaba se desintegrando em incontáveis pequenos pedaços. “Encontrar um [fóssil] com todas as peças intactas é realmente um achado de sorte”, ele acrescenta. Ryleigh, inclusive, não quer manter a raridade para si, afirmando que quer que a peça seja exibida em um museu para que mais pessoas também possam apreciá-la.

Até hoje não se sabe exatamente o que originou a extinção das trilobitas, mas acredita-se que eles viveram aproximadamente 270 milhões de anos antes de desaparecerem. As trilobitas eram um grupo incrivelmente bem-sucedido de animais marinhos, e os primeiros fosseis encontrados mundo afora são datados de mais de 500 milhões de anos.

Fonte: BGR

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.