Publicidade

Cratera misteriosa na Groenlândia originou-se do impacto de asteroide

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Natural History Museum of Denmark
Reprodução/Natural History Museum of Denmark

Ainda em 2015, pesquisadores criaram um novo mapa do leito rochoso da Groenlândia e, quando uma equipe internacional de cientistas analisou o documento, foi encontrado uma depressão com mais de 31 quilômetros de diâmetro.

A descoberta foi considerada como uma possibilidade de ser a uma cratera gigantesca causada pelo impacto de asteroides e, se confirmada, seria uma das 25 maiores crateras de impacto da Terra.

Agora, três anos depois, um estudo publicado na Science Advanced não só confirmou a existência da cratera, como também afirmou que ela pode representar um perigo.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O enorme rombo foi feito por um asteroide de ferro de mais de 800 metros de largura, que atingiu o local entre 12 mil e três milhões de anos atrás.

A cratera, segundo estudos, pode ser nociva ao planeta Terra e, agora, o objetivo principal dos cientistas é recuperar o material derretido durante o impacto para poder datar o acontecimento com precisão.

Depois de serem concluídos, os estudos entenderão como um impacto como este afetou a vida na Terra.

Fonte: Business Insider

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*