Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Confira algumas das melhores imagens de Saturno registradas pela sonda Cassini

Por| 26 de Janeiro de 2016 às 16h18

Link copiado!

Confira algumas das melhores imagens de Saturno registradas pela sonda Cassini
Confira algumas das melhores imagens de Saturno registradas pela sonda Cassini

O sexto planeta a partir do Sol vem sendo estudado mais firmemente pelas agências espaciais internacionais desde 1997, quando a missão Cassini enviou em direção a Saturno uma sonda espacial não tripulada para estudar esse que é considerado a “jóia” do Sistema Solar por conta de seus belíssimos anéis. O projeto da NASA conta com a expertise da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana (ASI) e ainda está ativo, enviando informações e imagens fantásticas do sistema planetário de Saturno.

A sonda da Cassini entrou na órbita do planeta em julho de 2004 e seu projeto levou quase duas décadas para ser desenvolvido, contando até mesmo com viagens interplanetárias para Vênus e Júpiter antes de chegar ao seu destino final. Separamos aqui algumas das mais incríveis imagens registradas pela missão, cujos objetivos envolvem estudar a estrutura e comportamento dos anéis, determinar a composição e a geologia dos satélites naturais, analisar o comportamento das nuvens de Saturno e explorar sua lua Titã.

Nessa belíssima imagem, o Sol se encontra exatamente atrás de Saturno e sua luz reflete nos anéis do planeta formando um registro jamais visto antes. Graças a esse efeito, foi possível visualizar o anel mais fraco e distante do planeta.

Continua após a publicidade

Aqui podemos ver um detalhe aproximado de alguns dos anéis de Saturno.

Essa foto revela o pólo norte de Saturno e seu furacão que tem mais de 96 quilômetros de profundidade e mais de 2 mil km de extensão.

Continua após a publicidade

A tempestade vista de cima e mais aproximada, exibida em cores falsas para que seja possível visualizar melhor suas formas. Nesta imagem, podemos ver as colunas de gás que giram em velocidades diversas.

A Cassini flagrou ventos em uma velocidade de mais de 530 km/h. Essa imagem mostra o centro do vórtice em cores falsas - as nuvens avermelhadas estão localizadas em uma altitude mais baixa do que as verdes.

Continua após a publicidade

Ainda no pólo norte do planeta, tempestades elétricas foram vistas pela Cassini.

Uma tempestade inesperada foi observada no hemisfério norte de Saturno em 2010. Dentro de poucos meses, a tempestade cresceu tanto que cruzou toda a extensão do planeta.

Continua após a publicidade

A mesma tempestade vista em outra paleta de cores. Graças a essa imagem, os cientistas apelidaram o fenômeno de “Great White Spot” (“grande ponto branco”), fazendo uma alusão à famosa tempestade de Júpiter chamada “Great Red Spot” (“grande ponto vermelho”). Acredita-se que essas gigantescas tempestades se formem em Saturno durante o verão do hemisfério norte, o que acontece uma vez a cada 30 anos.

Vista de frente, a tempestade durou um total de 267 dias.

Continua após a publicidade

Já no hemisfério sul de Saturno vê-se a região conhecida como “Storm Alley” (algo como “beco das tempestades”), onde temporais acontecem sem parar desde que a Cassini passou a observar a região, em 2004.

Na mesmsa região, uma tempestade conhecida como “The Dragon Storm” (“a tempestade do dragão”) pode ser vista com coloração alaranjada.

Continua após a publicidade

Apesar de bonito, o arco-íris que apareceu nos anéis de Saturno não foi real. Infelizmente trata-se de apenas uma falha no processamento da imagem.

Acredita-se que a maioria dos anéis de Saturno sejam resultado de antigas luas que foram despedaçadas ao longo do tempo, mas seus destroços continuaram circulando a órbita do planeta, formando o efeito anelar. No entanto, o anel E (exibido nesta imagem), é composto de plumas emitidas por Encélado, um dos principais satélites naturais do planeta.

Continua após a publicidade

Esse pontinho preto à direta da imagem é Encélado.

Pouco abaixo do centro da imagem é possível ver uma espécie de deformação em um dos anéis. Nesse local está Daphnis, uma luazinha que atravessa os anéis de tempos em tempos.

Continua após a publicidade

Daphnis em detalhe.

A imagem, que está em cores verdadeiras, foi fotografada pela Cassini a uma distância de quase mil quilômetros. Nela podemos observar melhor o degradê de cores do planeta, que sai de um tom azulado em seu hemisfério norte, passando para um certo tom dourado ao sul.

Continua após a publicidade

Outra lua de Saturno, Mimas, pode ser vista um pouco mais de perto nessa fotografia.

Em cores falsas, a imagem mostra o enorme furacão localizado no hemisfério sul de Saturno. As cores servem para se ter uma melhor noção da densidade das nuvens da tempestade.

Continua após a publicidade

Foto em close-up da tempestade sulista de Saturno, que se estende por quase 65 quilômetros de profundidade e tem ventos que correm a mais de 560 km/h.

O pontinho azul destacado por uma seta na imagem faz com que a gente se sinta bastante pequeno. Sim, esse ponto azul é a Terra vista de Saturno.

Fonte: NASA