Publicidade

Barraco no mar! Cientistas flagram polvos arremessando coisas um no outro

Por  • Editado por  Luciana Zaramela  |  • 

Compartilhe:
DegrooteStock/Envato
DegrooteStock/Envato

Cientistas da Alaska Pacific University (EUA) pesquisavam sobre a vida social dos polvos quando flagararam um comportamento inusitado: esses animais arremessam coisas uns nos outros deliberadamente. Ao todo, a equipe chegou a assistir 20 horas de filmagem para entender melhor a interação da espécie.

Nas filmagens, os cientistas viram os polvos coletando conchas, lodo ou algas com os tentáculos e depois as arremessaram para longe, impulsionando-as com jatos de água. E embora algumas vezes parecesse que eles estavam apenas jogando fora detritos ou restos de comida, às vezes parecia que eles estavam jogando coisas um no outro de propósito.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Em relatório divulgado pela revista científica Nature, a equipe encontrou pistas de que os polvos estavam deliberadamente atacando uns aos outros, já que os arremessos eram relativamente fortes e geralmente ocorriam quando o arremessador exibia uma cor uniforme do corpo escuro ou médio. Outra pista é que as "vítimas" do arremesso se abaixavam para se proteger.

“Não fomos capazes de avaliar quais poderiam ser as razões [por trás dos arremessos], mas isso pode ajudar esses animais a lidar com o fato de haver tantos polvos por aí”, apontam os responsáveis pela pesquisa. Em outras palavras, é um comportamento social, provavelmente.

De acordo com a comunidade científica, o trabalho abre uma nova porta para investigações sobre a vida social dos polvos, já considerados como inteligentes pelos especialistas. Assim, futuras pesquisas podem esclarecer mais sobre as interações entre esses animais.

Fonte: Nature