Cientistas desenvolvem rede neural artificial a partir de DNA

Por Natalie Rosa | 06 de Julho de 2018 às 18h58
photo_camera Reprodução

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia desenvolveram uma rede neural artificial a partir de um DNA, capaz de executar reconhecimento de padrões.

Para chegar até a descoberta, os pesquisadores demonstraram como as cadeias de DNA poderiam ser utilizadas para o processamento de dados com a exploração de reações químicas, criando algo que pode se chamar de "sopa inteligente molecular". Então, esse líquido foi inserido em um tubo de ensaio e ensinado a reconhecer nove padrões distintos.

Uma das aplicações da inteligência artificial é ser capaz de reconhecer a caligrafia humana. Então, os cientistas personalizaram uma base de circuitos de DNA para atuar na representação digital da caligrafia humana, ou seja, traçaram numerais de um a nove com o DNA, criando a rede neural biomecânica.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Depois, uma sequência de DNA específica foi colocada dentro dessa rede fazendo com que a "sopa" acendesse em diferentes arranjos de cores para indicar quais padrões eles estavam lendo.

Futuramente, essa rede neural pode ser desenvolvida para incluir a inteligência artificial em um nível molecular para diversas finalidades, em praticamente todas as áreas da ciência.

O estudo completo está disponível na Nature.

Fonte: The Next Web

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.