Cientistas descobrem maior bactéria do mundo, que pode chegar a 2 cm
Por Nathan Vieira • Editado por Luciana Zaramela |
Já imaginou uma bactéria tão grande que pode ser vista sem a necessidade de um microscópio? Pois essa é justamente a mais nova descoberta da biologia, apresentada em artigo na revista Science e como preprint na plataforma BioRxiv. Para se ter uma ideia, o organismo unicelular em questão pode crescer até 2 centímetros.
- Bactérias podem sobreviver por mais de mil dias sem alimento, revela experimento
- Imagens nítidas e inéditas revelam estrutura desconhecida de bactérias; veja!
A bactéria vive no Caribe e carrega todo o seu DNA dentro de uma bolsa membranosa, o que a diferencia de outros procariontes (organismos com estruturas celulares simples). Além disso, o micróbio também carrega uma segunda bolsa cheia de água, que ocupa mais de 70% do volume total da célula.
Segundo os pesquisadores, a estrutura dessa bolsa cheia de água ajuda as moléculas que sustentam a vida da bactéria a se difundirem na célula com mais facilidade, enquanto as toxinas são eliminadas facilmente.
Os cientistas defendem que essa descoberta pode representar "um elo perdido na evolução de células complexas”, sob o argumento de que muitas vezes, as bactérias são consideradas formas de vida pequenas, simples e ‘não evoluídas’, algo que esse micróbio complexo pode ajudar a desmistificar.
Em sua conta do Twitter, o biólogo Jean-Marie Volland, um dos pesquisadores envolvidos nos estudos, chegou a compartilhar uma representação da bactéria. "Muito animado de compartilhar o nosso estudo preliminar", escreveu na publicação.