Cientistas criam tecnologia que usa laser para enviar sons a pessoas específicas

Por Natalie Rosa | 25 de Janeiro de 2019 às 11h21
Reprodução

Pesquisadores descobriram que um laser é capaz de transmitir uma mensagem audível a uma pessoa sem um equipamento de recepção, sendo os sinais de áudio altamente direcionados pelo ar.

Os cientistas do Lincoln Laboratory, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, explicaram que dois métodos diferentes baseados em laser foram usados para a transmissão de vários tons, música e fala gravada em um volume de conversação. O líder do estudo, Charles M. Wynn, explicou que o sistema é o primeiro que utiliza lasers totalmente seguros para os olhos e a pele.

A tecnologia é baseada no efeito fotoacústico, que acontece quando um material forma ondas sonoras depois de absorver luz. Então, os pesquisadores aproveitaram o vapor da água no ar para fazer a absorção da iluminação e criar o som.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

"Isso pode funcionar até mesmo em condições relativamente secas porque quase sempre há um pouco de água no ar, principalmente ao redor de pessoas. Descobrimos que não precisamos de muita água se usamos um comprimento de onda do laser que é muito absorvido pela água. A absorção mais forte leva a mais som", revela Wynn.

Um desses novos métodos de transmissão surgiu a partir de uma técnica chamada espectroscopia fotoacústica dinâmica (DPAS), criada para a detecção de substâncias químicas. Com isso, foi descoberto que a varredura ou escaneamento de um feixe de laser na velocidade do som poderia melhorar a detecção de produtos químicos.

O novo estudo permite que uma mensagem seja enviada a apenas um indivíduo, pois a técnica de varredura a laser só pode ser ouvido a uma certa distância do transmissor. No entanto, ainda há a possibilidade de direcionar uma mensagem para várias pessoas.

Em testes no laboratório, pesquisadores demonstraram que o equipamento comercial disponível é capaz de transmitir som a uma pessoa que esteja a mais de 2,5 metros de distância utilizando a técnica de varredura a laser. Os cientistas também testaram um método fotoacústico tradicional que não requer varredura do laser e que faz a codificação da mensagem de áudio modulando a potência do feixe.

O objetivo, agora, é aplicar a tecnologia de forma comercial.

Fonte: Phys.Org

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.