Cientistas criam lentes de contato que emitem raios laser, mas não se anime

Por Ramon de Souza | 03 de Maio de 2018 às 07h12
reddit

Um grupo de pesquisadores escoceses conseguiu criar com sucesso uma lente de contato capaz de emitir raios laser. Porém, não pense que é hoje que você poderá virar o Ciclope dos X-Men — o invento em questão tem como foco a área de autenticação digital e o “laser” em questão é tão fraco que, bom, ele pode entrar em contato direto com os olhos humanos (afinal, esses dois conceitos geralmente não se dão muito bem).

Os cientistas, oriundos da Universidade de St. Andrews, trabalharam e conseguiram produzir um adesivo extremamente fino (cerca de 1/5000 de um milímetro) feito de um polímero semicondutor orgânico. Ao entrar em contato com a luz, esse material fica fluorescente e ativa o laser. Em testes feitos com uma vaca, os pesquisadores conseguiram fazer com que o raio atingisse uma tela a 50 centímetros de distância.

Como dissemos anteriormente, o objetivo aqui não é criar uma arma que dá superpoderes ao usuário, mas sim pensar em uma maneira de aprimorar os sistemas de autenticação biométricos atualmente disponíveis no mercado — de acordo com os responsáveis pelo estudo, a eficácia dos leitores de íris poderia aumentar caso uma tecnologia complementar como esta fosse adotada pela indústria. E você, ia aceitar trocar sua senha por uma “lente de contato inteligente”?

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Fonte: Digital Trends

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.