Publicidade

Cientistas buscam criar microfone quântico capaz de captar fônons

Por| 03 de Agosto de 2019 às 22h00

Link copiado!

Stanford University
Stanford University

Cientistas estão atrás de criar um tipo de microfone chamado de quântico. A pesquisa encabeçada pela Stanford University parecer ter chegado a um aparelho capaz de captar o que os cientistas chamam fônons, a unidade menor que se pode ter de um som. Isso permitiria uma captação muito mais precisa e com distinção de sons, incluindo fonemas do idioma português.

Antes de entender como tais microfones podem funcionar, é preciso primeiro saber como funcionam os fônons. Em termos gerais, eles são o equivalente sonoro do que os fótons são para a luz. Ou seja, são uma vibração muito pequena e difícil de identificar.

É por este motivo que microfones utilizam outras técnicas, baseadas em medir frequência e decibéis (pressão de membrana) para transformar ondas em som. O comportamento dos fônons é semelhante a atividades quânticas (de partículas subatômicas), sendo que é difícil demais de detectar pelo mesmo princípio de elétrons, o da Incerteza de Heisenberg.

Por conta disso, os pesquisadores precisam criar uma nova técnica para fazer esta medição. Então, eles vão, na verdade, medir a quantidade de energia dos fônons, usando pequenos ressonadores. Em uma analogia criada pelos próprios pesquisadores, seria como prender vários fônons e conseguir medir a vibração gerada por eles. Com os diferentes níveis de energia, é possível identificar quantos deles foram “capturados”.

Continua após a publicidade

O mecanismo também está sendo pesquisado não somente para a microfones, mas também permitindo pesquisar formas de transmissão de informações usando energia sonora por fônons. Ao conseguir armazenar informações em um computador capaz de ler dados em fônons, tal aparelho poderia ser muito mais compacto e eficiente que hoje em armazenamento.

A pesquisa foi apresentada em trabalho divulgado pela Stanford University e ainda está em estágio experimental.

Fonte: Stanford University