Ave mais velha do mundo encontra parceiro e bota ovo aos 74 anos
Por Fidel Forato • Editado por Luciana Zaramela |

O amor está no ar, mesmo para os espécimes mais velhos, no Atol Midway. Na ilha paradisíaca do Oceano Pacífico, a ave mais velha do mundo encontrou um novo parceiro e "bota" ovo no auge dos seus 74 anos. A futura mamãe é conhecida pelos biólogos como Wisdom (ou Sabedoria, em português), da espécie albatroz-de-laysan (Phoebastria immutabilis).
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Qual é a diferença entre papagaio, maritaca e arara?
- Cérebro de pássaro brasileiro é elo perdido que explica inteligência das aves
A ave selvagem e de vida livre mais velha do mundo que se tem registro é monitorada desde 1956 pela equipe que cuida da preservação da ilha. Os especialistas estimam que Wisdom tenha nascido no ano de 19651 e, por muitos anos, ela viveu em parceria com o seu companheiro Akeakamai.
Inclusive, a ave marinha chegou a ter filhotes com o seu parceiro aos 70 anos. Entretanto, ele não voltou para o local em novembro de 2022 para a época de acasalamento, o que levanta a hipótese de morte.
Após o "luto", Wisdom parecia disposta a encontrar novos companheiros este ano e chegou a ser vista sendo cortejada na ilha do Pacífico. Agora, algo surpreendeu a equipe de biólogos: a ave septuagenária está botando novamente, mesmo em idade avançada.
Idade da ave mais velha do mundo
Para calcular a idade de Wisdom, o grupo se baseia no seu primeiro registro histórico de visita à ilha, em 1956. Como a espécie não procria antes dos 5 anos, o consenso é de que teria nascido pelo menos em 1951. Conforme ela voltava (algo verificado pela anilha), mais popular se tornava entre a equipe e os amantes de pássaros.
Ter completado mais de 70 anos e chegar bem na terceira idade são coisas que impressionam os biólogos. Considerando os dados do Atol Midway, as aves mais velhas têm cerca de 45 anos, o que torna o seu tempo de vida impressionante. Se estivesse em cativeiro, seria outra história, mas ela vive completamente livre, na natureza, correndo inúmeros riscos.
"Botando" ovo na terceira idade
“Embora os albatrozes escolham companheiros para a vida toda, eles podem encontrar novos parceiros se necessário. Por exemplo, se sobreviverem ao primeiro parceiro”, explica Beth Flint, bióloga da agência United States Fish and Wildlife Service, em nota. “A cada ano que Wisdom retorna, aprendemos mais sobre quanto tempo as aves marinhas podem viver e criar filhotes”, acrescenta.
Considerando que o período de incubação dos ovos é de cerca de 65 dias, o filhote da ave mais velha do mundo poderá nascer entre os meses de janeiro e fevereiro. Agora, é esperar para saber se ele chegará até a idade adulta e, quem sabe, repetirá o feito de longevidade extrema da mãe.
Leia mais:
- Conheça a 1ª espécie de lobos polinizadores que adoram flores
- Morte em massa de elefantes em 2020 está atrelada a "envenenamento" da água
- Oceanos emitem enxofre e resfriam o clima mais do que se pensava
VÍDEO: Veja como é o voo do novo robô pássaro