Conheça o material mais leve do mundo

Por Redação | 16 de Julho de 2012 às 18h55
photo_camera wired.co.uk

Um grupo de pesquisadores da Universidade Técnica de Hamburgo e da Universidade de Kiel, ambas na Alemanha, descobriu o material mais leve do mundo. Eles o chamam de aerografite.

O material é composto por uma matriz de tubos de carbono que crescem em escalas micro e nanométricas. A treliça complexa que forma o material é, de fato, um "quase vazio". Ela é composta por 99,99% de ar e o peso do aerografite chega aos 0,2 miligramas por centímetro cúbico.

Embora seja composto em quase sua totalidade por ar propriamente dito, o nanografite possui incríveis propriedades estruturais: ele pode ser comprimido até atingir um milionésimo de seu tamanho. Cessando a força de compressão, ele volta ao seu tamanho normal. Tal propriedade de compressão fica melhor ilustrada como se o aerografite fosse uma mola. O material também pode suportar 40.000 vezes o seu peso e conduz eletricidade.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Aerografite

Segundo Karl Schulte, do Instituto de Materiais Compósitos de Hamburgo, a equipe estava procurando por estruturas de carbono interligadas tridimensionalmente e acabaram encontrando este novo material.

O material que era considerado mais leve do mundo antes da descoberta do nanografite era uma microtreliça com densidade de 0,9 miligramas por centímetro cúbico. Era um material tão leve que poderia ser colocado em forma de bloco sobre um dandélio sem sequer amassar suas plumas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.