Nova espécie de inseto é identificada com a ajuda do Flickr

Por Redação | 16.08.2012 às 09:25

O entomologista Shaun Winterton, do Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia, Estados Unidos, descobriu e identificou uma nova espécie de inseto através do Flickr. Winterton se deparou com a foto do bichinho na página do fotógrafo Guek Hock Ping em maio do ano passado.

O pesquisador ficou encantado com a fotografia do inseto, que ele identificou como um familiar crisopídeo. Porém, em suas asas, o inseto possuía uma rede com linhas pretas e azuis, algo inédito para Winterton. "Eu mandei o link da foto para alguns dos meus colegas", afirmou ao NPR Winterton. "Eles também nunca tinham visto algo parecido. E foi aí que eu percebi: isto é algo novo".

Winterton enviou um e-mail para o fotógrafo para obter mais informações sobre o inseto. Guek afirmou que tirou a foto nas florestas da Malásia enquanto fazia uma expedição fotográfica na região e depois viu o inseto se afastar.

Nova espécie inseto Flickr

O relatório da descoberta foi escrito em um documento compartilhado no Google Docs

Sem muitas informações seria impossível confirmar se o inseto se tratava de uma nova espécie. Um ano depois, Winterton recebeu um e-mail de Guek afirmando que estava na mesma região e que havia encontrado um inseto com as mesmas características em suas asas.

De acordo com o All Top, a espécie foi capturada e enviada para o Museu de História Natural de Londres, Inglaterra, onde Steve Brooks confirmou que o animal pertencia a uma espécie nunca antes catalogada.

A espécie recebeu o nome de Semachrysa Jade, não por causa de sua cor verde, mas pelo nome da filha de Sahun Winterton. A descoberta foi divulgada na última edição da revista ZooKeys, especializada em biodiversidades.

Além disso, Winterton, Guek e Brooks escreveram o relatório científico de sua descoberta utilizando um documento compartilhado no Google Docs.

"Milhares de imagens são postadas no Flickr por minuto", afirmou Winterton. "Eu acho que há muitas descobertas por vir, já que muitas pessoas estão saindo a campo para fotografar".