NASA descobre oito novos planetas similares à Terra em zonas habitáveis

Por| 07 de Janeiro de 2015 às 10h16

Divulgação

Enquanto a humanidade continua uma corrida rumo a Marte, outros planetas potencialmente habitáveis não param de ser encontrados pelos astrônomos da agência espacial americana. As descobertas mais recentes foram anunciadas nesta terça-feira (6) e, segundo dados do telescópio espacial Kepler, mostram a existência de oito pequenos corpos celestes localizados em áreas habitáveis.

Segundo o site da NASA, estes planetas são habitáveis pelo fato de possuírem diversas condições de sobrevivência, além de uma temperatura ideal para o desenvolvimento da vida humana. Foram 554 planetas examinados e seis deles têm quase o tamanho da Terra, sendo que a distância de suas estrelas são semelhantes à da Terra com o Sol. A agência também apontou que, aparentemente, três deles são feitos apenas de rocha.

Dois destes planetas rochosos são semelhantes à Terra em relação ao tamanho e estrutura. Um deles, chamado de Kepler-438B, fica a 475 anos-luz de distância e é 12% maior do que a Terra. O segundo, chamado de Kepler-442B, fica a 1.100 anos luz e é 33% maior que a Terra.

A agência espacial explica que os cientistas precisam ter conhecimento em tamanho e massa para determinar se os planetas são compostos de rocha, água ou gás. O coautor da pesquisa da NASA, Doug Caldwell, relatou em depoimento que essas pequenas descobertas aproximam o ser humano da possibilidade da existência de planetas parecidos com o em que vivemos.

O pesquisador John Grunsfeld, que faz parte da administração da missão científica, comenta que "cada resultado no Kepler leva-nos um passo mais perto de responder a questão de saber se estamos sozinhos no universo", diz. Ele ainda afirma que a NASA está conseguindo resultados impressionantes com as imagens coletadas pelo telescópio.