Menina de 4 anos ganha novos 'braços' feitos em impressora 3D

Por Redação | 08 de Agosto de 2012 às 11h25

Emma Lavelle, uma criança de 4 anos, agora pode brincar e desenhar tranquilamente e tudo isso graças a um novo par de 'braços' de plástico impressos em um impressora 3D, chamado Wilmington Robotic Exoskeleton (WREX).

Emma WREX braços

De acordo com o CNET, a pequena Emma nasceu com uma deficiência neuromuscular rara que causa atrofiamento da juntas e dos músculos, ou seja, ela praticamente não possui bíceps, o que a impede de mover seus braços.

O WREX, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa Ortopédia Neural do Hospital Infantil de Delaware, nos Estados Unidos, é um mecanismo modular para os membros superiores montado com frequência em cadeiras de rodas. "O WREX existente possui todas as partes feitas de metal e é muito grande", afirmou o engenheiro mecânico Tariq Rahman. "Emma era muito pequena, o que exigiu algo pequeno e leve para que ela pudesse andar com ele".

Para adequar o sistema ao tamanho de Emma, os pesquisadores desenvolveram um mecanismo na forma de uma jaqueta personalizada feita com plásticos impressos em três dimensões. Os membros superiores receberam faixas esportivas resistentes, junto com as peças que fornecem a sensação de flutuação e auxiliam no movimento voluntário da criança.

A equipe utilizou uma impressora Stratasys Dimension 3D para produzir o aparelho para Emma. A impressora também foi utilizada anteriormente para imprimir equipamentos similares para outras 15 crianças.

Emma já está utilizando a segunda versão do seu WREX personalizado, uma vez que o instrumento deverá acompanhar seu crescimento. Ela utiliza o exoesqueleto todos os dias para brincar e ir para a escola e os chama, carinhosamente, de 'braços mágicos'.

Confira abaixo um vídeo contando a história de Emma:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.