Reino animal: formigas usam algoritmo similar ao da internet para se comunicar

Por Redação | 29 de Agosto de 2012 às 12h37
photo_camera PC World

As formigas são conhecidas por sua complexa organização e mecanismos de trabalho. E, recentemente, pesquisadores da Universidade de Stanford, Estados Unidos, descobriram que esses seres utilizam os mesmos algoritmos da internet para se comunicar uns com os outros.

O grupo de pesquisadores, formado pelo professor de Ciências da Computação Balaji Prabhakar e a professora de biologia Deborah Gordon, descobriu que dentro das colônias das formigas colhedoras, os indivíduos utilizam um algoritmo bem parecido com o TCP/IP para se comunicar e informar dados referentes à alimentação.

De acordo com o PC World, os cientistas descobriram que o "raciocínio" usado pelas formigas para determinar a quantidade de comida disponível é o mesmo usado no Transmission Control Protocol (TCP). "No dia seguinte, me ocorreu, 'espera, isso é quase o mesmo algoritmo usado na internet para determinar a largura da banda para a transferência de um arquivo!'", afirmou Prabhakar.

As formigas ainda utilizam duas fases do protocolo TCP. A primeira, conhecida como 'arranque lento', utiliza o algoritmo do TCP para controlar o congestionamento na rede através da transmissão de uma onda grande de pacotes para determinar a largura da banda disponível. E as formigas trabalham utilizando um mecanismo semelhante: primeiro elas enviam uma quantidade de indivíduos para determinar a disponibilidade de alimento antes de mandar outras formigas para a 'colheita'.

Da mesma forma, existe um protocolo, conhecido como 'tempo de espera', que ocorre quando uma transmissão de dados é interrompida ou quebrada. As formigas, por sua vez, determinam que se em 20 minutos, por exemplo, as primeiras "guerreiras" não voltarem para a colônia, outros indivíduos não são enviados para fora.

"As formigas descobriram um algoritmo que sabemos bem, e estão fazendo isso por milhões de anos", afirmou Prabhakar ao Stantford Engeneering News.

Os pesquisadores ainda afirmam que se isso tivesse sido descoberto antes dos anos 1970, antes mesmo da invenção do TCP, as formigas colhedoras poderiam ter servido de inspiração para a criação da internet como nós conhecemos hoje.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.