Foguete da NASA explode após lançamento nos EUA

Por Redação | 29 de Outubro de 2014 às 15h33

Uma falha no lançamento acabou levando à explosão da Antares, um foguete da NASA que foi lançado nesta terça-feira (28) da base Wallops Flight Facility, no estado americano da Virginia. A nave foi construída pela Orbital Sciences e entrou em combustão seis segundos após sua decolagem, iluminando o céu com uma gigantesca bola de fogo. Ninguém ficou ferido, já que o veículo não era tripulado. Todas as cenas foram transmitidas ao vivo por canais de TV americanos.

O objetivo da missão era a entrega de mais de duas toneladas de carga para a Estação Espacial Internacional. Apesar de ninguém ter saído ferido do acidente, a queda do foguete em chamas causou danos a estruturas no solo, após a queda dos destroços incandescentes. Uma investigação sobre as causas da explosão já foi iniciada, mas até agora, nem a NASA nem a Orbital Sciences divulgaram nada sobre o assunto, falando apenas em “anomalias no veículo”.

O contrato entre as duas organizações já existe desde 2008 e é voltado, justamente, para o transporte de cargas da Terra até a Estação Espacial Internacional. Nos últimos anos, quatro lançamentos do tipo já haviam sido realizados e o caso desta terça é o primeiro no qual algum tipo de falha ocorreu. O lançamento da Antares, porém, já havia sido adiado após um barco estar próximo demais da área de lançamento.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.