Estados Unidos aprovam teste de HIV instantâneo que pode ser feito em casa

Por Ultradownloads | 05 de Julho de 2012 às 12h05
photo_camera Produção CT

O OraQuick utiliza a saliva do paciente para fazer sua análise (Foto: Reprodução: The New York Times)

Nesta quarta-feira, 4/7, a FDA (Food and Drug Administration) aprovou o teste de HIV instantâneo da OraSure, intitulado OraQuick, nos Estados Unidos. O teste deverá estar disponível nas farmácias do país em outubro.

O OraQuick faz o teste de contaminação do HIV utilizando um pouco de saliva e entre 20 e 40 minutos, os usuários recebem o resultado final da análise rápida. De acordo com o Gawker, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças afirma que 1,2 milhão de norte-americanos infectados pelo vírus não sabem que estão com a doença e, aproximadamente 50 mil novas pessoas são infectadas a cada ano no país.

Os especialistas estão considerando o novo teste um grande passo no tratamento e na prevenção da doença, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao exame. Segundo o The New York Times, o teste não é 100% correto e possui alguns erros que deverão ser corrigidos com o tempo. Ele é 99,98% preciso quando o paciente não possui o vírus e apenas 92% quando o resultado é positivo para a infecção.

A FDA permitiu o uso do OraQuick apenas em pacientes acima dos 17 anos e ainda afirma que em caso de resultado positivo, os usuários deverão consultar um médico urgentemente e repetir o exame.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.