Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 animais que dormem de forma fofa e bizarra ao mesmo tempo

Por| Editado por Luciana Zaramela | 17 de Janeiro de 2022 às 08h30

Link copiado!

imagexphoto/envato
imagexphoto/envato

Alguns animais dormem demais, como os mais preguiçosos do mundo. Enquanto isso, outros são adeptos a hábitos de sono particularmente excêntricos. Há quem durma de olho aberto, empilhado ou até de ponta-cabeça. Com isso em mente, listamos os hábitos de sono mais excêntricos do mundo animal:

5. Lontra-marinha

Continua após a publicidade

Embora consigam caminhar normalmente em ambiente terrestre, as lontras-marinhas vivem principalmente no oceano. Seus pelos são bem grossos e conseguem reter minusculas bolhas de ar, que permitem flutuar sobre a água. Como dormem justamente assim, flutuando na água, uma preocupação das lontras-marinhas é que as correntes as levem para longe de seu bando. Por isso, costumam dormir de mãos dadas umas com as outras, ou segurando em algas.

4. Suricato

Os suricatos têm uma hierarquia muito bem estabelecida, que se reflete até mesmo na hora de dormir. Esses animais adormecem empilhados, de modo que os líderes fiquem no meio, o mais protegidos possível. Normalmente, um grupo de suricatos pode ter até 40 indivíduos. Costumam construir colônias em túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite.

Continua após a publicidade

3. Golfinho

Quando os golfinhos adormecem, apenas um dos hemisférios cerebrais se mantém em repouso, enquanto o outro permanece em alerta. Esse comportamento é conhecido como sono de ondas lentas unihemisférico. Na prática, a espécie dorme com um olho aberto e outro fechado, sempre atenta a possíveis predadores.

2. Fragata

Continua após a publicidade

Imagina dormir em pleno voo? Essa é uma das características mais marcantes da fragata, uma ave encontrada principalmente nas Américas. Diferente do golfinho, a espécie pode repousar os dois hemisférios simultaneamente, enquanto mantém as asas planando. Acontece que a ave costuma realizar viagens muito duradouras (coisa de vários dias) sem parar. Além disso, a fragata é incapaz de descansar na superfície do mar, porque suas penas não são impermeáveis.

1. Morcego

Continua após a publicidade

Único mamífero que tem a capacidade de voar, o morcego possui hábitos noturnos. E o que leva à sua primeira posição é sua excêntrica posição de descanso: de cabeça para baixo. O animal faz isso porque é a posição ideal para alçar vôo quando necessário, já que não consegue fazer isso ganhando impulso com um salto, como as aves fazem: precisa estar em um local alto e de cabeça para baixo para se deixar cair e assim começar a voar. Logo, se houver algum perigo durante o período de sono, o morcego pode voar o mais rápido possível, já que se encontra na posição certa.

Fonte: OneKind Planet, The Conversation, North American Nature