5 animais que dormem de forma fofa e bizarra ao mesmo tempo

5 animais que dormem de forma fofa e bizarra ao mesmo tempo

Por Nathan Vieira | Editado por Luciana Zaramela | 17 de Janeiro de 2022 às 08h30
imagexphoto/envato

Alguns animais dormem demais, como os mais preguiçosos do mundo. Enquanto isso, outros são adeptos a hábitos de sono particularmente excêntricos. Há quem durma de olho aberto, empilhado ou até de ponta-cabeça. Com isso em mente, listamos os hábitos de sono mais excêntricos do mundo animal:

5. Lontra-marinha

Um dos animais que dormem de forma fofa, a lontra-marinha fica de mãos dadas com seus familiares (Imagem: wildnerdpix/envato)

Embora consigam caminhar normalmente em ambiente terrestre, as lontras-marinhas vivem principalmente no oceano. Seus pelos são bem grossos e conseguem reter minusculas bolhas de ar, que permitem flutuar sobre a água. Como dormem justamente assim, flutuando na água, uma preocupação das lontras-marinhas é que as correntes as levem para longe de seu bando. Por isso, costumam dormir de mãos dadas umas com as outras, ou segurando em algas.

4. Suricato

Suricates dormem empilhados para se proteger (Imagem: panuruangjan/envato)

Os suricatos têm uma hierarquia muito bem estabelecida, que se reflete até mesmo na hora de dormir. Esses animais adormecem empilhados, de modo que os líderes fiquem no meio, o mais protegidos possível. Normalmente, um grupo de suricatos pode ter até 40 indivíduos. Costumam construir colônias em túneis no subsolo, onde permanecem durante a noite.

3. Golfinho

Os golfinhos dormem com um olho aberto e o outro fechado (Imagem: twenty20photos/Envato)

Quando os golfinhos adormecem, apenas um dos hemisférios cerebrais se mantém em repouso, enquanto o outro permanece em alerta. Esse comportamento é conhecido como sono de ondas lentas unihemisférico. Na prática, a espécie dorme com um olho aberto e outro fechado, sempre atenta a possíveis predadores.

2. Fragata

Por exercer seu sono em pleno voo, Fragata integra lista de animais que dormem de forma fofa e bizarra ao mesmo tempo (Imagem: estivillml/envato)

Imagina dormir em pleno voo? Essa é uma das características mais marcantes da fragata, uma ave encontrada principalmente nas Américas. Diferente do golfinho, a espécie pode repousar os dois hemisférios simultaneamente, enquanto mantém as asas planando. Acontece que a ave costuma realizar viagens muito duradouras (coisa de vários dias) sem parar. Além disso, a fragata é incapaz de descansar na superfície do mar, porque suas penas não são impermeáveis.

1. Morcego

Morcegos dormem de cabeça para baixo (Imagem: CreativeNature_nl/envato)

Único mamífero que tem a capacidade de voar, o morcego possui hábitos noturnos. E o que leva à sua primeira posição é sua excêntrica posição de descanso: de cabeça para baixo. O animal faz isso porque é a posição ideal para alçar vôo quando necessário, já que não consegue fazer isso ganhando impulso com um salto, como as aves fazem: precisa estar em um local alto e de cabeça para baixo para se deixar cair e assim começar a voar. Logo, se houver algum perigo durante o período de sono, o morcego pode voar o mais rápido possível, já que se encontra na posição certa.

Fonte: OneKind Planet, The Conversation, North American Nature

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.