Publicidade

12 legumes populares que na verdade são frutos e você aprendeu errado na escola

Por  • Editado por Melissa Cruz Cossetti | 

Compartilhe:
Unsplash
Unsplash

Você provavelmente cresceu chamando tomate, pepino ou abobrinha de legumes, não é? Mas, na botânica, muitos desses alimentos usados em saladas, refogados e molhos são, na verdade, frutos. A confusão é antiga e mistura ciência, comércio e até hábitos culinários do brasileiro.

Para esclarecer, conversamos com o professor Ruy Inacio Neiva de Carvalho, agrônomo e docente do curso de Agronomia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Diferença entre fruta e fruto

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Segundo o professor Carvalho, a palavra fruto é a nomenclatura correta da botânica: “O termo ‘fruto’ se refere ao órgão da planta relacionado à sua reprodução, por conter sementes em sua constituição.”

Já o termo fruta é popular e se refere aos frutos cultivados em pomares, geralmente doces e suculentos, como maçã, uva e banana. “Diz-se que as frutas são os frutos produzidos no pomar”, explica o especialista. Assim, tomate, pepino e pimentão não são frutas, mas frutos.

Os frutos de plantas angiospermas podem ser produzidos em lavouras, hortas ou pomares. Os pomares se caracterizam por serem formados por plantas perenes ou semiperenes, de caule lenhoso ou semilenhoso. Os “frutos” produzidos nessas plantas do pomar, chamadas de plantas frutíferas, são chamados de “frutas” e normalmente têm polpa macia e suculenta. Na horta também podem ser produzidos “frutos” e como as plantas da horta são anuais e herbáceas, mantêm-se o nome de “frutos”, mesmo que sejam suculentos e macios, explica. 

Diferença entre legume e fruto

O termo legume também gera muita confusão.

De acordo com Carvalho, “tecnicamente, os legumes são os frutos das plantas leguminosas, como o feijão e a ervilha, que produzem vagens”.

Mas, com o tempo, o comércio popularizou outro uso.

“Os comerciantes dos mercados atacadistas passaram a chamar de legumes todos os produtos da horta que eram comercializados em caixas de madeira do tipo ‘K’. Assim, até batata, cenoura e beterraba — que nem frutos são — passaram a ser chamados de legumes”, disse.

Continua após a publicidade

Ou seja: quando chamamos abobrinha, berinjela ou tomate de legumes, estamos falando de forma popular, não científica.

"Legumes" que na verdade são frutos

1. Tomate

Continua após a publicidade

O exemplo mais famoso: o tomate é um fruto da horta, embora usado em pratos salgados.

“A finalidade para a qual é usado não interfere na nomenclatura”, ressalta Carvalho.

2. Pimentão

O pimentão também é fruto, da mesma família do tomate (Solanaceae).

Continua após a publicidade

“Não é fruto só porque contém sementes, pois existem frutos sem sementes, como a banana, mas sim pela sua origem botânica”, explica o professor.

3. Pepino

Parente da melancia e da abóbora, o pepino é um fruto da família Cucurbitaceae. Apesar disso, popularmente é tratado como legume.

4. Abobrinha

Continua após a publicidade

A abobrinha é outro fruto cucurbitáceo. “O nome de legume é apenas pela forma de comercialização e pelo uso culinário”, afirma Carvalho.

5. Berinjela

A berinjela é um fruto do tipo baga, pertencente à família Solanaceae. Na cozinha, é chamada de legume, mas botanicamente não é.

6. Quiabo

Continua após a publicidade

O quiabo é fruto do tipo cápsula, típico das Malvaceae. Assim como outros exemplos, virou “legume” no dia a dia.

7. Chuchu

O chuchu é um fruto com semente única, da família Cucurbitaceae.

“É chamado de fruto porque não é cultivado em pomar, mas também pode ser considerado uma hortaliça-fruto e, popularmente, um legume”, detalha Carvalho.

Continua após a publicidade

8. Jiló

O jiló, parente da berinjela, também é fruto da família Solanaceae. No entanto, quase sempre é chamado de legume.

9. Abóbora

Continua após a publicidade

A abóbora (ou moranga) é fruto da família Cucurbitaceae. Pode ser usada em receitas doces e salgadas, mas raramente alguém a reconhece como fruto.

10. Ervilha

A ervilha apresenta uma curiosidade: a vagem é o fruto, e as bolinhas verdes dentro são sementes.

“Pode ser chamada de legume, quando se consome a vagem inteira, ou de grão, quando se consomem apenas as sementes”, explica o professor.

Continua após a publicidade

11. Milho

O caso do milho é ainda mais interessante.

“A espiga é uma infrutescência, ou seja, um conjunto de pequenos frutos. Cada grão de milho é um fruto do tipo cariopse que contém em seu interior uma semente”, esclarece Carvalho.

Por isso, quando um agricultor planta milho, está plantando frutos, e não apenas sementes.

Continua após a publicidade

12. Vagem (Feijão)

A vagem do feijão também é um fruto, que guarda sementes dentro.

“Pode ser chamada de legume, quando se usa a vagem inteira, ou de grão, quando se usam apenas as sementes”, comenta o especialista.

Ou seja, muitos alimentos que chamamos de legumes são, na verdade, frutos.

Essa confusão vem de tradições comerciais e culturais, mas não reflete a classificação botânica. 

"Os termos legumes e verduras não são usados com base numa classificação botânica, e por isso encontramos tantas diferenças regionais”, resume o professor.

Leia também:

VÍDEO | É melhor para a saúde comer frutas e legumes com casca?