Publicidade

10 vulcões para visitar pelo mundo além do Etna, que entrou em erupção na Itália

Por  | 

Compartilhe:
Montagem/Canaltech
Montagem/Canaltech

A erupção de um vulcão é um evento que chama atenção pela quantidade de cinzas lançadas na atmosfera e pela lava incandescente que escorre durante períodos de intensa atividade.

Algumas formações vulcânicas, além de fenômenos naturais impressionantes, tornaram-se também atrações turísticas que recebem milhares de visitantes todos os anos. Um exemplo é o Etna, localizado na Itália, considerado o maior e mais ativo vulcão da Europa. Turistas que visitavam o local já precisaram correr para se proteger durante episódios de erupção.

Ficou com vontade de conhecer um vulcão ao redor do mundo ou apenas curioso para saber quais são essas formações que podem ser observadas de perto? Então confira, a seguir, uma lista de vulcões que, além do Etna, são destinos turísticos.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

1. Arenal – Costa Rica

O Arenal esteve em atividade constante até 2010 e tem 1.670 metros de altura, sendo famoso por suas trilhas e campos de lava solidificada. É possível visitar a região em passeios a pé, de bicicleta ou até a cavalo. O local conta ainda com fontes termais que relaxam os visitantes após a aventura vulcânica.

2. Villarrica – Chile

Localizado na região chilena de Araucanía e com 2.843 metros de altitude, o Villarrica permanece coberto de neve durante todo o ano. A presença de um guia é obrigatória para acessar o topo, já que a escalada tem dificuldade moderada e há risco de deslizamentos de rocha ao longo do trajeto.

3. Osorno – Chile

Continua após a publicidade

Considerado um dos vulcões mais bonitos do mundo, o Osorno é também símbolo da região de Puerto Varas, no Chile. Situado às margens do lago Llanquihue, abriga uma estação de esqui no inverno e oferece teleférico operando durante todo o ano, atraindo turistas em busca de aventura e belas paisagens.

4. Cotopaxi – Equador

Com 5.897 metros de altitude, o Cotopaxi é um dos vulcões ativos mais altos do planeta. Excursões combinam trekking, mountain bike e visita à Laguna Limpiopungo, localizada ao redor. Um de seus atrativos é o lago congelado na cratera, visível em determinadas épocas do ano.

Continua após a publicidade

5. Kilauea – Havaí

O Kilauea é um dos vulcões mais ativos do mundo, com erupções contínuas entre 1983 e 2018, e episódios mais recentes ocorrendo desde então. A estrutura atrai turistas para trilhas que circundam a caldeira e permitem observar de perto áreas com atividade vulcânica e fluxo de lava solidificada.

6. Monte Fuji – Japão

Continua após a publicidade

O Monte Fuji é um dos maiores símbolos naturais do Japão. Com 3.776 metros de altitude, registra maior fluxo de escaladas entre julho e agosto, período com infraestrutura adequada para a subida. Em dias claros, pode ser visto de Tóquio, servindo como cenário ideal para fotos e contemplação.

7. Vesúvio – Itália

Continua após a publicidade

O Vesúvio é conhecido por ter soterrado as cidades de Pompeia e Herculano em 79 d.C. Com 1.281 metros de altura, é possível fazer trilhas até sua cratera. O passeio combina história, geologia e vistas panorâmicas, e fica a uma curta distância de Nápoles, no sul da Itália.

8. Whakaari (White Island) – Nova Zelândia

Único vulcão marítimo desta lista, o Whakaari está localizado na Baía de Plenty e expele frequentemente gases e vapores d’água de sua cratera ativa. Passeios de barco levam turistas até a ilha para uma experiência próxima a um vulcão ativo — embora visitas estejam suspensas desde a erupção de 2019.

Continua após a publicidade

9. Bromo – Indonésia

Situado em Java Oriental, o Monte Bromo é um vulcão ativo reverenciado pelas populações locais e associado ao hinduísmo. Desde 2015, tem emitido gases continuamente. O nascer do sol observado do Monte Penanjakan é um dos grandes atrativos da região, com névoas e fumaça compondo o cenário.

10. Popocatépetl – México

Continua após a publicidade

Apelidado de “El Popo”, o Popocatépetl está localizado a cerca de 72 km da Cidade do México. Com 5.426 metros de altura e atividade constante, as autoridades proíbem sua escalada por segurança. Ainda assim, é possível admirar sua imponência e as belas paisagens ao redor a partir de pontos distantes.

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO | COMO ESTARÁ SUA CIDADE DAQUI A 60 ANOS?