Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CIAB 2019 | Semantix apresentará soluções de Big Data para o setor financeiro

Por| 10 de Junho de 2019 às 21h50

Link copiado!

CIAB 2019 | Semantix apresentará soluções de Big Data para o setor financeiro
CIAB 2019 | Semantix apresentará soluções de Big Data para o setor financeiro

A empresa de tecnologia Semantix apresentará nesta semana novas soluções de Big Data e inteligência artificial para o setor financeiro. As novidades serão anunciadas durante a CIAB 2019, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho – o congresso também é conhecido como o maior evento de tecnologia para o setor financeiro da América Latina.

De acordo com a Semantix, serão apresentados uma "série de produtos e soluções que contribuem para o setor financeiro extrair o que há de mais precioso em gerenciamento e análise de informações". Além disso, as novas ferramentas também devem permitir que empresas consigam criar insights na condução de seus negócios.

A Semantix ainda ressalta a importância do Big Data, que permite que empresas possam lidar com uma imensa quantidade de informações. "A velocidade, a variedade e o volume dos dados relacionados ao mercado financeiro têm crescido de maneira impressionante. Atividades de redes sociais, transações de aplicativos móveis, logs de servidores, dados de mercado em tempo real, detalhes de transações, investimentos, entre outras coisas. Com a tendência de digitalização dos serviços, essa variedade é apenas o começo".

Continua após a publicidade

Além de facilitar a manipulação de dados, o Big Data também habilita a captura e a análise de diversas fontes de dados, criando modelos preditivos e simulando eventos de mercado. Também é possível identificar e integrar dados não estruturados (por exemplo, redes sociais e análises de sentimento) com dados estruturados. De acordo com a Semantix, empresas que usam o Big Data ainda conseguem encontrar e armazenar diversos dados em sua forma bruta para análise futura.

"Levaremos ao CIAB Febraban 2019 as melhores soluções de extração de valor para o setor financeiro com o uso de inteligência artificial, internet das coisas, Big Data Analytics e outras, que são e serão muito estratégicas para essas organizações", comentou o CEO da Semantix, Leonardo Santos.

O CIAB 2019 acontece das 10h às 19h no Expo Transamérica, na região de Santo Amaro, São Paulo.

Big Data no setor financeiro

Continua após a publicidade

No setor financeiro, o Big Data possibilita, por exemplo, que fintechs automatizem a gestão de risco de crédito. Dessa forma, a tecnologia realiza uma coleta de dados sobre determinada empresa para identificar a probabilidade dela se tornar inadimplente. Podem ser consideradas informações como avaliações de clientes e registros de envio.

Com o Big Data, as empresas também conseguem finalizar análises de dados em tempo real, sem atraso entre a coleta de informações e a resposta. A tecnologia ainda pode ser uma aliada na luta contra a fraude financeiro – isso porque bancos e emissoras de cartão de crédito passam a analisar rotineiramente saldos de contas, padrões de gastos, histórico de crédito para determinar se as transações estão fora dos padrões.

O setor financeiro ainda consegue uma visão em 360º de seus clientes com a segmentação liderada pelo Big Data, que tem ferramentas capazes de analisar detalhes sobre as pessoas que utilizam determinado serviço ou produto.